Geral
Número de benefícios por alcoolismo aumenta 19%
Especialista comenta sobre os direitos previdenciários relacionados ao vício e destaca possíveis desdobramentos.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelou que o número de auxílio-doença por alcoolismo aumentou significativamente, registrando um crescimento de 19,5% no ano passado. Carla Benedetti, mestre e doutoranda em direito pela PUC-SP, traz insights sobre essa alta e discute os direitos previdenciários para aqueles afetados por esse transtorno.
De acordo com os dados do INSS, foram concedidos pelo menos 4,3 mil benefícios a segurados que enfrentam dificuldades para trabalhar devido ao vício em álcool. Esse aumento progressivo, observado desde o início da pandemia, revela uma preocupação crescente com a saúde mental e o impacto do alcoolismo nas atividades laborais.
Carla Benedetti destaca que o auxílio-doença é um direito para quem lida com esse tipo de vício, mas ressalta a necessidade de comprovação para a concessão do benefício. "É importante entendermos que existem alguns requisitos para essa concessão. É preciso haver uma rotina desse vício que impossibilite a pessoa de desenvolver suas atividades profissionais, o que claramente configura um prejuízo", explica.
A advogada previdenciária esclarece que, dependendo do caso, existem outros benefícios disponíveis além do auxílio-doença. "A pessoa que sofre desse transtorno pode, em alguns casos, solicitar o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que atende idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, e até a Aposentadoria por Invalidez, caso o transtorno se estenda, o que neste caso precisa passar necessariamente pelo auxílio-doença".
Carla encerra com um alerta sobre os dados apresentados. "As altas consecutivas levantam um debate para além da previdência social e devem ser interpretadas por diferentes setores da sociedade. É provável que a necessidade desse tipo de benefício continue crescendo".
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Mudança
PF passa a poder cancelar passaportes diplomáticos após fuga de Alexandre Ramagem
-
Perdemos a oportunidade de meio bilhão. A diferença entre o necessário e a prioridade
-
Usavam garrafas de rum
PF deflagra Operação Bad Trip contra tráfico internacional de drogas com base em Arapiraca
-
Mãe será julgada
Audiência de instrução do caso Ana Beatriz ocorre nesta terça-feira (16)
-
Casa do Empreendedor de Penedo é premiada com Selo Ouro em Atendimento do Sebrae



