Geral

OpenET-Brasil

NASA lança ferramenta para monitorar uso de água na Amazônia

Iniciativa busca contribuir para pesquisas climáticas e conservação ambiental.

Por Redação com Embaixada EUA 18/04/2024 17h05
NASA lança ferramenta para monitorar uso de água na Amazônia
Área no Pará em 8 de setembro de 2020 com as localizações dos incêndios ativos detectados pela Nasa, mostrando tanto as queimadas avançadas de incêndios florestais de sub-bosque ativos quanto o acúmul - Foto: Nasa

A NASA e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), em colaboração com o Grupo de Pesquisa em Hidrologia em Grande Escala da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lançaram nesta semana o OpenET-Brasil, uma ferramenta on-line que fornece informações detalhadas sobre o consumo de água e a evapotranspiração em nível de campo. A universidade brasileira é a única instituição fora dos Estados Unidos a participar do projeto, que se baseia no sucesso do OpenET, programa que auxilia agricultores e gestores de recursos hídricos no oeste norte-americano.

A versão brasileira deve ser iniciada nos próximos meses, com duração prevista de cinco anos e os primeiros resultados esperados em dois. O objetivo é ajudar agricultores a lidar com os desafios causados por mudanças climáticas. A ferramenta utiliza diversos recursos, como modelos de código aberto, a plataforma Google Earth Engine, e dados de satélite fornecidos pela NASA e USGS.

Esses dados permitirão que a ferramenta monitore com precisão, em tempo real, a evapotranspiração e o uso de água, oferecendo informações valiosas para agências governamentais, associações de agricultores e organizações não governamentais no Brasil.

O lançamento do OpenET-Brasil é parte de uma parceria contínua entre Brasil e EUA para fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas relacionadas à inovação e pesquisa.

"A abordagem orientada pelo usuário da OpenET, modelos de código aberto, serviços de dados livremente disponíveis e ferramentas de visualização e recuperação de dados podem ser utilizados por cientistas líderes no Brasil para avançar na gestão dos recursos hídricos na bacia amazônica e, talvez um dia, globalmente", disse Forrest Melton, cientista do projeto no Centro de Pesquisa Ames da NASA no Vale do Silício, Califórnia.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu