Geral

Saúde

SBD realiza fórum de atualização em diabetes no Nordeste

Evento será realizado em Fortaleza (CE), de 1ª a 3 de maio, com participação de especialistas que estão entre as maiores autoridades da área no Brasil.

Por Redação com Assessoria 19/04/2024 13h01
SBD realiza fórum de atualização em diabetes no Nordeste
Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) realiza, de 1º a 3 de maio, o 3º "Fórum de Atualização e Inovação em Diabetes". Diante da alta incidência de casos na região Nordeste, o evento será realizado em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. A SBD é a principal entidade médica da especialidade, com mais de 3,2 mil médicos associados em todo o país.

“Será uma grande oportunidade para que médicos e profissionais da saúde se atualizem sobre novos tratamentos e medicamentos, pois vamos discutir o que há de mais recente nessa área”, explica a presidente do fórum, doutora Cristina Façanha.

Fazem parte da grade do seminário temas como a obesidade no diabetes, as doenças cardiovasculares, a gestação em mulheres diabéticas, o papel do fígado nessa enfermidade e ainda o futuro do tratamento a partir da inteligência artificial generativa (2ª geração).

A evolução dos medicamentos para a doença está no centro das atenções desde que, nos últimos anos, a semaglutida (de nome comercial Ozempic) se tornou um sucesso global no emagrecimento.

A substância, desenvolvida inicialmente para pacientes com diabetes tipo 2, virou febre mundial para outra finalidade: a luta contra a obesidade. No entanto, o consumo indiscriminado do produto faz com que esse fenômeno seja visto com bastante reserva pelos endocrinologistas.

Pé diabético é destaque na programação do fórum


Além desses temas, um assunto que terá espaço privilegiado na programação do encontro é o pé diabético. Esse tipo de úlcera é um dos problemas mais comuns entre os pacientes que convivem com a doença. No mundo, 18,6 milhões de pessoas sofrem com essa infecção.

No Brasil, o Nordeste vem registrando o maior número de casos não apenas de diabetes, mas também de pé diabético. De acordo com a coordenadora do Departamento de Neuropatias e Pé Diabético da SBD, Geisa Maria Campos, os fatores que explicam a ocorrência maior dessas enfermidades na região são difusos.

Entre as condições que levam a esse fenômeno, segundo ela, estão questões étnicas e genéticas, como a predisposição em afrodescendentes e povos originários das Américas, grupos com forte presença na população dos estados nordestinos.

Esse panorama é agravado pelo fato da região, que concentra 1/3 dos habitantes do Brasil, ter desafios sociais (na saúde pública, por exemplo) e de infraestrutura (saneamento, entre outros) maiores que outras regiões brasileiras.

Diabetes: confira os palestrantes do fórum


Entre os principais nomes confirmados na capital cearense estão o presidente da SBD, Ruy Lyra, além dos médicos Levimar Araújo, Bruno Halpern, Fernando Valente, Hermelinda Cordeiro Pedrosa, Patrícia Duailib, Rodrigo Lamounier, Solange Travassos, Marcio Krakauer e Lenita Zajdenverg.

Como se inscrever para o fórum de diabetes?


Aberto aos médicos e profissionais de saúde que atuam na área, o fórum está com as inscrições abertas no link https://sbdforum2024.com.br/index.html, onde também estão disponíveis outras informações sobre o evento. Os interessados poderão se cadastrar até o dia 28 deste mês.

Sobre a SBD


Fundada em 1970, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) reúne médicos e profissionais de saúde com interesse e/ou atuação ligados a diabetes mellitus. Filiada à International Diabetes Federation (IDF), trabalha em prol da conscientização, prevenção e tratamento da doença, além de colaborar na formulação e implantação de políticas públicas direcionadas à assistência plena aos pacientes e à redução da incidência.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu