Geral

Meio ambiente

Ministra dos Povos Indígenas destaca preservação ambiental e diversidade cultural

Sônia Guajajara ressalta o papel dos povos originários na conservação do meio ambiente.

Por Redação com Agência Brasil 19/04/2024 14h02
Ministra dos Povos Indígenas destaca preservação ambiental e diversidade cultural
Foto: Frame/CanalGov

Em um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira (18), a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, enfatizou a importância cultural das populações tradicionais e seu papel na preservação do meio ambiente.

"Os territórios indígenas preservam 80% de toda a biodiversidade do planeta. E são as áreas onde ocorre a menor taxa de desmatamento. Sem o nosso cuidado com o meio ambiente, a crise climática se agravaria, provocando secas, inundações, ciclones e outros eventos ainda mais severos em todo o país", afirmou Guajajara.

O discurso de quase cinco minutos foi transmitido um dia antes do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. A ministra elogiou a rica diversidade cultural dos 305 povos indígenas que vivem no Brasil e sua presença tanto em áreas rurais quanto urbanas.

"Somos médicos, educadores, advogados, cientistas sociais, prefeitos, vereadores, deputados. Habitamos todos os biomas: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Pampa e Caatinga", destacou Guajajara.

Ela também comentou as ações do governo federal para enfrentar crises, como a do povo yanomami em Roraima, e o combate a atividades ilegais na maior terra indígena do país.

"Atuamos de forma enérgica contra os criminosos que destruíram suas florestas, contaminaram os rios com mercúrio, mataram os peixes e levaram doenças e fome aos nossos parentes", disse a ministra.

Guajajara mencionou a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de Belém, em 2025, que contará com uma participação indígena significativa.

O governo federal também avançou na demarcação de terras indígenas, retomando uma política interrompida no governo anterior. Na véspera do Dia dos Povos Indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da reabertura do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e assinou a demarcação de mais duas terras indígenas na Bahia e Mato Grosso.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu