Geral
Dia Nacional da Empregada Doméstica
Mulheres enfrentam desafios em busca de melhores condições de trabalho.
No próximo sábado, 27 de abril, o Dia Nacional da Empregada Doméstica celebra a luta por direitos da classe trabalhadora que desempenha atividades domésticas. Apesar de os direitos trabalhistas e o respeito serem fundamentais em qualquer relação profissional, o conjunto de trabalhadores domésticos, principalmente mulheres, enfrenta obstáculos na busca por essa premissa.
Luiza Batista, coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), destacou a importância dessa luta em entrevista à Agência Brasil em 2023, quando se discutia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas. "As nossas expectativas é que a luta continue, porque se o empregador quer que alguém faça [o trabalho doméstico], tem que entender que aquela pessoa merece ser respeitada enquanto trabalhadora e que, se tem direitos, também tem que respeitar esses direitos", afirmou.
Com a lei complementar nº 150, que entrou em vigor em 2015, as profissionais passaram a ter direitos trabalhistas antes restritos a outros setores. No entanto, conforme relata reportagem do Repórter DF, muitas trabalhadoras e trabalhadores ainda enfrentam a informalidade, apesar dos avanços conquistados.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Vários disparos
Homem é assassinado a tiros pelo vizinho dentro de apartamento em Rio Largo
-
Oportunidade
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
-
Ocorrências
Polícia Militar apreende duas armas de fogo, droga e dinheiro em ações na capital e interior
-
Batoré
Líder do Comando Vermelho em Marechal Deodoro é preso em Santa Catarina
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos



