Geral
Última semana para inscrições na Olimpíada Brasileira de Tecnologia
Evento incentiva estudantes a criar soluções tecnológicas de impacto social, promovendo aprendizagem colaborativa.
As inscrições para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), organizada pelo Instituto Alpha Lumen com o patrocínio da fintech CloudWalk, estão abertas até sexta-feira, 26 de abril. A iniciativa, que conta com o apoio do Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brazil) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), visa estimular estudantes a desenvolver soluções tecnológicas com impacto social, promovendo crescimento pessoal e aprendizagem colaborativa. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do projeto.
Premiações e Participação
Os grandes vencedores da Olimpíada receberão diplomas certificados pelos organizadores, além de troféus e prêmios em dinheiro. Podem participar estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A expectativa para este ano é dobrar o número de inscritos em relação à edição anterior, que contou com 2,4 mil participantes.
A OBT tem como missão transformar a competição em uma plataforma de inovação, aprendizado e desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de solucionar desafios sociais reais. A edição deste ano é projetada para promover o aprendizado em tecnologia, programação e robótica, abordando problemas de matemática aplicada e lógica computacional.
Objetivos e Desafios
O objetivo é incentivar alunos a identificar e prototipar soluções para problemas em suas próprias comunidades, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). "É inspirador ver o potencial e a inovação que surgem quando damos aos estudantes as ferramentas e o espaço para criar", afirmou Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen.
Os participantes mais destacados na primeira fase da competição avançarão para o Desafio App, uma maratona de programação realizada em São José dos Campos. Nesta etapa, os alunos transformarão seus protótipos em aplicativos funcionais, culminando com a definição dos grandes vencedores da Olimpíada.
Experiências de Participantes
Millena Xavier, de 17 anos, participou de duas edições da OBT, desenvolvendo ideias para aplicativos educacionais. "Os desafios da olimpíada ampliaram minha compreensão do processo de criação de ideias", disse Millena. Ela também ressaltou a importância da interação com outros participantes e mentores.
Visão dos Patrocinadores
Luis Silva, CEO da CloudWalk, destacou o privilégio de incentivar jovens talentos. "Vemos um futuro brilhante e promissor nos estudantes que se engajam com tecnologia para resolver problemas complexos. Temos orgulho de apoiar a Olimpíada e essa geração que está construindo o amanhã", afirmou Silva.
A Olimpíada Brasileira de Tecnologia acontece entre os meses de abril e julho, oferecendo aos participantes oportunidades únicas de aprendizagem e desenvolvimento de soluções inovadoras.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Vários disparos
Homem é assassinado a tiros pelo vizinho dentro de apartamento em Rio Largo
-
Oportunidade
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
-
Ocorrências
Polícia Militar apreende duas armas de fogo, droga e dinheiro em ações na capital e interior
-
Batoré
Líder do Comando Vermelho em Marechal Deodoro é preso em Santa Catarina
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos



