Geral

Competição

Estudantes do Sesi-SP brilham no maior torneio de robótica do mundo

Alunos conquistam primeiro e segundo lugares no prêmio principal da FIRST LEGO League

Por Redação com Assessoria 24/04/2024 13h01
Estudantes do Sesi-SP brilham no maior torneio de robótica do mundo
Foto: Iano Andrade/CNI

Os estudantes do Sesi-SP alcançaram destaque no cenário internacional da robótica educacional ao conquistarem o primeiro e o segundo lugares no prêmio principal da FIRST LEGO League (FLL) do Campeonato Mundial de Robótica, o Champion's Award. Considerado o maior torneio de robótica do mundo, o evento foi realizado em Houston, nos Estados Unidos, de 17 a 20 de abril, reunindo 15 mil estudantes de 160 equipes de 50 países.

A competição celebra ciência e tecnologia, desafiando jovens entre 9 e 16 anos a criar e desenvolver projetos de ciência e tecnologia para a comunidade.

Roberto Xavier, gerente executivo de educação do Sesi-SP, enfatiza o sucesso dos estudantes: "É um resultado extraordinário. Alcançar o primeiro e segundo lugares na maior competição de robótica do mundo é uma grande marca para o Sesi-SP. Isso é reflexo de nossa proposta pedagógica, que tem no STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) um pilar fundamental. Desenvolvemos criatividade, inovação, tecnologia e sentido social nas escolas, fortalecendo o crescimento dos alunos".

Os alunos da Escola Sesi de Araras, da equipe Los Atômicos, conquistaram o primeiro lugar no Champion's Award com um projeto de inclusão e acessibilidade, destacando-se pelo sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação da FLL. A Los Atômicos apresentou um tabuleiro de xadrez inteligente para engajar um maior público na aprendizagem da modalidade.

"Esse torneio significou muito para a equipe. Desde 2012, a Los Atômicos participa de torneios. Foi um crescimento ao longo dos anos com a contribuição de cada integrante. Valorizamos muito esse legado porque todos contribuíram para que chegássemos a esse resultado", comenta a técnica da equipe, Ana Paula Carroci da Silva.

O segundo lugar da Champion's Award ficou com a equipe Pardoboots, da Escola Sesi de Santa Cruz do Rio Pardo, que também recebeu o prêmio de melhor técnica/mentora com a orientadora de educação digital do Sesi-SP, Mônica Marques.

Além desses destaques, outras equipes do Sesi-SP foram reconhecidas em diferentes categorias. A equipe Heroes, da Escola Sesi de Jundiaí, conquistou o prêmio 'Aliança' da FLL. Na FIRST Robotics Competition (FRC), a equipe JacTech, do Sesi e Senai de Jacareí, foi premiada com o 'Rookie All Star', enquanto a equipe Octopus, do Sesi e Senai de Bauru, levou o 'Team Spirit Award'.

"Os troféus e conquistas devem ser celebrados, mas também devemos lembrar que o impacto dessa experiência educacional irá moldar os projetos de vida de cada estudante", destaca Caio de Godoy Camargo, supervisor de tecnologias de apoio à aprendizagem do Sesi-SP, que acompanhou as equipes durante o torneio.

A delegação do Sesi-SP, com 51 alunos, fez parte da maior delegação brasileira no mundial, representando uma importante conquista para a indústria paulista na competição.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu