Geral

Prazo final

Inscrições para o programa Inova Mulher encerram nesta terça-feira

Sudene oferece apoio financeiro para fortalecer empreendedorismo inovador feminino.

Por Redação com MDR 06/05/2024 14h02
Inscrições para o programa Inova Mulher encerram nesta terça-feira
Foto: Divulgação

Amanhã (7) é o último dia para se inscrever no programa Inova Mulher, uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que oferece R$ 4 milhões para projetos geridos e liderados por mulheres nos 11 estados de sua área de atuação. O objetivo é estimular propostas inovadoras para o desenvolvimento social e econômico.

O programa é viabilizado por meio de uma chamada pública e conta com recursos de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), destinados a custear atividades em pesquisa e desenvolvimento. As inscrições podem ser feitas no site da Sudene (https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/inovamulher) até amanhã. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

O Inova Mulher busca apoiar até 51 projetos, com financiamento de até R$ 80 mil por projeto. As propostas devem se enquadrar em linhas setoriais prioritárias como economia criativa, bioeconomia e educação, além de focar em soluções sustentáveis e inovadoras que promovam o desenvolvimento cultural, econômico e social.

“Essa iniciativa inédita é mais um passo para reconectar a Sudene com as pautas da sociedade”, afirmou o superintendente Danilo Cabral. Ele destacou que a área de atuação da autarquia tem uma população de cerca de 60 milhões de pessoas, 53% formada por mulheres.

Os projetos serão selecionados em duas etapas: uma fase classificatória e uma de habilitação, que analisará os documentos. O resultado final será divulgado em julho, e os projetos terão um prazo de execução de 12 meses.

A Sudene espera que o programa contribua para a sustentabilidade ambiental, atração de investimentos, ampliação do mercado de trabalho, valorização da mulher na sociedade, geração de emprego e renda, inclusão social e digital.

O Inova Mulher surge em resposta ao aumento do interesse das mulheres pelo ambiente de inovação, apesar de ainda haver pouca liderança feminina no setor. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina nessa área cresceu 60% entre 2015 e 2020, mas as mulheres ainda são minoria em cargos de liderança.

Além disso, a região Nordeste tem a maior taxa de subutilização do trabalho feminino do Brasil, atingindo 39% segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Apesar de maior qualificação, as mulheres enfrentam taxas de desocupação mais elevadas. O Inova Mulher pretende ajudar a equilibrar essa disparidade.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu