Geral

Política

Trump Anuncia Apelação Após Condenação Histórica

Ex-presidente e futuro candidato se Defende e Alerta Sobre Motivação Política em Julgamento.

Por Redação com Agência Reuters 31/05/2024 15h03
Trump Anuncia Apelação Após Condenação Histórica
Foto: REUTERS/Brendan McDermid

Nesta sexta-feira, Donald Trump declarou que apelará do veredicto que o tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos condenado por um crime. No entanto, ele terá que esperar até a sentença, marcada para 11 de julho, antes de tomar essa medida.

Em um discurso improvisado de 33 minutos no lobby da Trump Tower, em Manhattan, onde anunciou sua primeira candidatura presidencial em 2015, Trump repetiu suas alegações de que o julgamento foi uma tentativa de impedir sua candidatura à Casa Branca. "Se eles podem fazer isso comigo, podem fazer isso com qualquer um", disse Trump, enquanto era aplaudido por seus apoiadores. Apesar das perguntas dos repórteres, ele não respondeu a nenhuma delas.

O veredicto de culpa, anunciado na quinta-feira, coloca os Estados Unidos em uma situação sem precedentes antes das eleições de 5 de novembro. Trump, de 77 anos, tentará recuperar a Casa Branca do atual presidente democrata Joe Biden, de 81 anos.

A condenação de Trump por falsificação de registros comerciais pode resultar em uma pena máxima de quatro anos de prisão. No entanto, condenados por esse crime geralmente recebem penas mais leves, como multas ou liberdade condicional. As críticas públicas de Trump aos jurados e testemunhas durante o julgamento levaram o juiz Juan Merchan a impor uma multa de 10 mil dólares, o que pode resultar em uma sentença mais severa, segundo Rebecca Roiphe, ex-promotora de Nova York.

Qualquer sentença provavelmente será suspensa até que o processo de apelação termine. Mike Johnson, presidente da Câmara dos Representantes e aliado próximo de Trump, previu que o Supremo Tribunal dos EUA acabará por anular o veredicto. "Acho que eles vão esclarecer isso, mas vai demorar um pouco", disse Johnson à Fox News.

Mesmo que encarcerado, Trump ainda poderá fazer campanha e assumir o cargo se vencer a eleição. A sentença de Trump em 11 de julho ocorrerá poucos dias antes do Partido Republicano nomeá-lo formalmente como seu candidato presidencial na convenção em Milwaukee.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu