Geral
Governo se Posiciona Contra PEC que Pode Privatizar Praias
Ministro Alexandre Padilha afirma que gestão de Lula trabalhará contra proposta na CCJ.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 3, no Palácio do Planalto, a posição do governo em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022, que tem levantado preocupações sobre a possível privatização de praias públicas. Padilha destacou que o governo é firmemente contrário à proposta e que trabalhará para combatê-la na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
"O governo tem posição contrária a essa proposta. O governo é contrário a qualquer programa de privatização das praias públicas, que cerceiam o povo brasileiro de poder frequentar essas praias", afirmou Padilha. Ele reiterou que, nos termos atuais da proposta, o governo se opõe veementemente a ela.
A PEC em questão visa eliminar a obrigação de pagamento de taxa à União por ocupação dessas áreas e permite a transferência desses territórios a entes privados mediante pagamento. Atualmente, o imóvel é compartilhado entre o morador ou ocupante, detentor de 83%, e a União, com 17% da área.
O debate em torno da PEC ganhou destaque na última semana, quando a atriz Luana Piovani utilizou suas redes sociais para pedir que as pessoas se manifestassem contra a proposta. A associação do jogador Neymar à polêmica também ocorreu devido a uma parceria anunciada com uma incorporadora para um projeto denominado "Caribe brasileiro", envolvendo imóveis de alto padrão em uma extensa área litorânea entre Pernambuco e Alagoas.
Padilha reconheceu que o debate, de certa forma, trouxe visibilidade ao tema. "Foi bom ter tido essa audiência pública", comentou o ministro.
*Estadão
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Improcedente
STF anula ação de Rachel Sheherazade e SBT não precisa pagar indenização
-
PC investiga
Caminhoneiro desaparecido há 12 dias em Alagoas é encontrado vivo no HGE
-
Em meio às negociações
Correios registram paralisação parcial em nove estados durante negociação trabalhista
-
Ação integrada
Operação Casmurro desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
-
Fim de ano
DMTT destaca a importância da cadeirinha infantil nas viagens de fim de ano



