Notícias
ONU registra dois meses consecutivos de queda global nos preços dos alimentos
Redução aparece no índice da elaborado pela FAO
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que os preços dos alimentos ao redor do mundo começaram a diminuir. Em maio, a queda foi puxada por laticínios, óleos e açúcar.
Divulgado nesta sexta-feira, 3, pela Organização da Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) da ONU, o índice de preços dos alimentos da agência (FAO Food Price Index) apresentou redução pelo segundo mês consecutivo em maio.
A cesta que compõe o FAO Food Price Index é formada por índices que acompanham os valores de cinco tipos de alimentos diferentes. Três deles tiveram redução: laticínios, óleos e açúcar. Os outros dois — carnes e cereais — aumentaram.
Em maio, o FAO Food Price Index ficou em 157,4 pontos — 0,9 ponto abaixo do mês anterior. Em abril, houve a primeira queda do ano, com o indicador saindo dos 159,7 pontos (registrado em março), para 158,3 pontos.
Ainda que a retração nos valores tenha sido registrada, o índice de preços dos alimentos está em seus maiores níveis históricos. A medição teve início em janeiro de 1990, com 64,1 pontos. A barreira dos 100 pontos foi quebrada pela primeira vez em 2007. Já o rompimento da barreira dos 150 pontos aconteceu em março de 2022 — em meio aos efeitos da invasão russa à Ucrânia, iniciada no fim de fevereiro.
Outro marco para o encarecimento da alimentação ocorreu com a pandemia da covid-19. Entre agosto de 2017 e novembro de 2019 — mês que antecedeu o registro do primeiro caso da doença na China — o FAO Food Price Index permaneceu abaixo dos 100 pontos.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara