Notícias

Mais de 300 postos de trabalho diretos e indiretos

Desfile do Natal de Todos Nós impulsiona geração de emprego e renda em Maceió

11/12/2025 18h06
Desfile do Natal de Todos Nós impulsiona geração de emprego e renda em Maceió

O clima natalino comeca a movimentar a economia de Maceió muito antes do grande desfile de abertura das festividades chegar à orla. Com a preparação do Natal de Todos Nós, mais de 200 empregos diretos e 120 indiretos foram gerados, fortalecendo a cadeia produtiva local e abrindo oportunidades para profissionais de diversas áreas.

Nos bastidores da produção, artistas, artesãos e técnicos viveram dias intensos e de muita expectativa. É o caso de Kleverton Gardony, diretor geral de produção e carnavalesco, de 32 anos, que trabalha desde os nove na montagem de carros alegóricos. Com o projeto, Kleverton explica que conseguiu ampliar sua renda no fim do ano.

Kleverton Gardony, diretor geral de produção e carnavalesco. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Kleverton Gardony, diretor geral de produção e carnavalesco. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
“Aqui tem serralheiro envolvido, escultor, pintor, bordadeiros, a economia gira e atinge todo mundo. Eu faço esse trabalho no Carnaval e, pela primeira vez, vou deixar minha marca no final do ano. Vai ser uma espécie de 13º salário pra mim”, afirma.

Responsável pelas grandes peças que cruzaram a orla no desfile de abertura do Natal de Todos Nós, o artista destaca também o efeito mobilizador do projeto. “Quando a prefeitura investe nesse tipo de evento, ela movimenta todo mundo: pintores, produtores, motoristas, fornecedores. É uma corrente. O Natal gera renda para muita gente que trabalha nos bastidores e muitas vezes não aparece”, explica.

A produção do desfile envolveu profissionais como bailarinos, músicos, eletricistas, iluminadores, maquiadores, cenógrafos, serralheiros e decoradores. Todos contratados exclusivamente para o projeto, o que amplia o impacto econômico no período.

A produção do desfile envolveu profissionais como serralheiros, bailarinos, músicos, eletricistas, iluminadores e outros. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

A produção do desfile envolveu profissionais como serralheiros, bailarinos, músicos, eletricistas, iluminadores e outros. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Inspirado na beleza da orla e nos folguedos tradicionais da cultura maceioense, o Natal de Todos Nós une tradição, identidade e trabalho. O desfile, que aconteceu no sábado(6), foi o palco de um processo que começou meses atrás e que fortaleceu o emprego e a renda de centenas de maceioenses.

Os desfiles que acontecerão na orla a cada domingo, até o final de dezembro, e também nos bairros, nas praças e parques lineares, e nos Gigantinhos, levando a alegria do espírito natalino para as crianças, continuarão movimentando a economia e gerando renda e emprego na capital.

Mais que celebrar o espírito natalino, o Natal de Todos Nós traz alegria, magia e reafirma o compromisso da capital em valorizar a cultura e gerar oportunidades para quem transforma talento em trabalho. Em Maceió, o Natal brilha também por causa das mãos que constroem esse espetáculo.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu