Notícias

NOVAS PERSPECTIVAS

Semana de 'apenas' 4 dias ganha força com aumento da produtividade

Pesquisa vai analisar desempenho e qualidade de vida dos funcionários

Por Redação com assessoria 30/06/2022 19h07
Semana de 'apenas' 4 dias ganha força com aumento da produtividade

Entre os meses de junho a dezembro deste ano, o Reino Unido vai realizar o maior experimento de sua história sobre redução de jornada de trabalho e qualidade de vida. A intenção é testar a eficácia de uma semana com apenas quatro dias de atividades, sem corte de salários.

A experiência irá averiguar se a produtividade dos funcionários vai ser mantida, cairá ou vai aumentar trabalhando apenas quatro dias por semana. Ao mesmo tempo, irá analisar se houve acréscimo considerável na qualidade de vida dos participantes.

A análise irá envolver mais 3,3 mil trabalhadores de 70 empresas da Grã-Bretanha, de diferentes segmentos como lojas, restaurantes, áreas de recrutamento, desenvolvedores de softwares, entre outros. A ação será coordenada por pesquisadores das universidades britânicas de Cambridge e Oxford e do Boston College, nos Estados Unidos.

Menos presença, mais entrega

Para o consultor de empresas Eduardo Ferraz, que tem 35 anos de experiência e escreveu cinco livros sobre gestão de pessoas, o estudo do Reino Unido deve comprovar uma realidade que ele presencia no Brasil.

“Se o funcionário atua por metas e não fica restrito à duração da jornada, ele pode se beneficiar e também a empresa que ele presta serviços. Afinal, não importa se o colaborador trabalha 40 horas por semana. O que conta de fato é o resultado que ele entrega. Se cumprir as atividades estipuladas, por ambas as partes, em 3 ou 4 dias, está resolvido. Isso é bom para o empregado e ótimo para as empresas, que terão pessoas cada vez mais pessoas engajadas e focadas nos resultados”, explica.

Contudo, Ferraz salienta que esse tipo de relação funciona muito bem para quem tem disciplina, atua com trabalhos de intelecto que podem ser feitos à distância, têm metas muito bem definidas e fazem as tarefas sem a necessidade de ser cobrado o tempo todo.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu