Notícias

Na Bahia

Bolsonaro: governadores precisam fazer a parte deles na redução do preço dos combustíveis

Presidente destaca resistência sobre o tema nos nove Estados do Nordeste e diz que lei será cumprida 'de uma forma ou de outra'

Por Com Revista Oeste 01/07/2022 13h01 - Atualizado em 01/07/2022 13h01
Bolsonaro: governadores precisam fazer a parte deles na redução do preço dos combustíveis
Jair Bolsonaro participou de evento na Bahia e cutucou governador Rui Costa (PT) - Foto: Claudemir Cleber Caetano/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a postura de alguns governadores do país na disputa sobre a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As declarações aconteceram durante solenidade nesta sexta-feira, 1º, para visita de obras do Rodoanel em Feira de Santana (BA).

No começo da semana, 12 governadores acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei federal que limitou a cobrança do ICMS sobre combustíveis, energia, transporte coletivo e comunicações.

Assinaram a nova medida judicial os governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e do Distrito Federal.

Na semana passada, o mesmo grupo, representado pelo Colégio Nacional de Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), já tinha ingressado com ação contra a lei completar que estabeleceu a unificação das alíquotas do tributo sobre combustíveis.

“Começou conosco, reduzindo ou zerando os impostos federais. Agora chegou a vez de os 27 governadores do Brasil”, comentou Bolsonaro nesta sexta em Feira de Santana.

“Uma lei sancionada por nós estabeleceu o teto para os impostos estaduais. A maioria dos governadores começou a reduzir os impostos estaduais. Infelizmente, os nove governadores do Nordeste entraram na Justiça contra a redução de impostos estaduais.”

Aproveitando a interação com o público baiano, Bolsonaro fez uma provocação direcionada ao governador do Estado, o petista Rui Costa.

“Não querem colaborar com o povo, cada vez mais extorquir o contribuinte brasileiro. 12 governadores entraram na Justiça. Desses 12, todos os nove do Nordeste, inclusive o da Bahia. Mas a força da lei se fará presente. Essa redução se fará de uma forma ou de outra.”

Por fim, o presidente destacou que todos os senadores do PT votaram contra a redução de impostos. “Eles dizem que defendem o povo, mas na verdade usam da população”, disse.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu