Notícias
Moraes proíbe operação da PRF e PF em transporte público de eleitores
De acordo com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, o transporte público, pago ou não, deve ser protegido
Após pedido do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) façam operações que envolvam transporte público de eleitores neste domingo (30/10). Caso a decisão não seja obedecida, pode haver responsabilização criminal dos diretores-gerais das corporações.
Durante o sábado (29/10), o próprio Moraes pediu à PF e à PRF detalhes sobre as ações de combate a crimes eleitorais. E o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou que o ministro da Justiça, Anderson Torres, preste esclarecimento sobre o uso das corporações em operações relacionadas às eleições às vésperas do segundo turno.
O objetivo de ambos é evitar que a locomoção de eleitores até às urnas, em transporte público pago ou não, seja impedida. Assim, seria evitado o uso político para beneficiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou de Jair Bolsonaro (PL).
Moraes não proíbe operação contra compra de voto
De acordo com as informações pedidas e recebidas por Moraes, não haveria justificativas para operações específicas neste segundo turno, a não ser para evitar a compra de voto.
“O processo eleitoral, como um dos pilares da democracia, deve ser resguardado”, afirmou Moraes na decisão. “No dia da votação, há de imperar a ordem, a regularidade, a austeridade. A liberdade do eleitor depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no processo eleitoral”, continuou.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Previsto para 22 de dezembro
Câmara e Senado devem votar corte de gastos antes do recesso, diz Pacheco
-
Fiscalização
FPI flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol em Lagoa da Canoa e São Sebastião
-
Diz Ministério da Fazenda
Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos
-
Em Coité do Nóia
Incêndio destrói dois ônibus escolares no interior de Alagoas
-
Confira
Secretaria de Desenvolvimento Social de Maceió divulga lista de aprovados em Processo Seletivo