Notícias
Desregulação das células de defesa pode explicar trombose na Covid
Estudo do Imperial College London, no Reino Unido, mostra uma atividade irregular dos monócitos com efeito pró-trombótico
Entre as complicações mais atribuídas à Covid-19, está a trombose. A formação de coágulos sanguíneos nas veias ou artérias nas semanas seguintes à infecção pelo coronavírus, prejudicando a circulação sanguínea, foi um dos sintomas vistos com frequência entre pacientes de todo o mundo. No início da pandemia, o fenômeno foi usado, inclusive, para explicar a maioria das mortes decorrentes da doença.
Em um estudo publicado na revista Nature na última semana, pesquisadores da Faculdade de Medicina do Imperial College London, no Reino Unido, afirmam ter descoberto uma explicação para a situação.
Uma “desregulação” na função dos monócitos, células sanguíneas do sistema de defesa do organismo com funções importantes na detecção de invasores e na ativação da resposta imune inata e adaptativa durante a infecção viral, pode estar por trás da formação de trombos em alguns pacientes da Covid-19.
Para chegar a esta conclusão, os cientistas examinaram a função dos monócitos de pacientes com quadro leve e moderado de Covid-19 durante a fase aguda da infecção e compararam com o processo em indivíduos saudáveis.
As células sanguíneas de defesa dos pacientes infectados, que deveriam protegê-los contra a ação do vírus, apresentaram uma expressão alterada de receptores de superfície celular e um perfil metabólico disfuncional, desencadeando um efeito pró-trombótico.
Durante uma infecção viral, os monócitos circulantes deveriam se infiltrar nos tecidos afetados, contribuindo para a eliminação de patógenos e regeneração tecidual.
Os cientistas esperam que a descoberta possa ser usada para avançar no entendimento da infecção do coronavírus e no desenvolvimento de tratamentos que reduzam os riscos pós-infecção.
“Esses resultados identificam um mecanismo potencial pelo qual a disfunção de monócitos pode contribuir para o estudo da Covid-19”, afirmam os autores do estudo no artigo.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
QUALIDADE DE VIDA
Hospital da Cidade inicia cirurgias otorrino pediátricas e transforma a rotina de crianças e famílias em Maceió
-
Investimento em infraestrutura
Gestores do Estado inspecionam obras na duplicação Palmeira-Arapiraca
-
Presença insetos
Vigilância Sanitária fecha food truck na Ponta Verde após encontrar irregularidades
-
Fiscalização
Capitania dos Portos lança operação de segurança para embarcações em Alagoas
-
Bonificação
Assembleia acelera votação de projeto que cria 14º salário para servidores da educação



