Notícias
Governo Lula pede que Congresso trave excludente de ilicitude
O governo federal pediu que o Congresso Nacional retire da tramitação o projeto de lei que amplia as situações excludentes de ilicitude a policiais e integrantes das Forças Armadas. A solicitação foi publicada na edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial da União.
O excludente de ilicitude está previsto no artigo 23 do Código Penal. O projeto muda o conceito de legítima defesa de militares e agentes de segurança pública em operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem). Estabelece que “não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito”.
A proposta foi enviada ao Congresso pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em novembro de 2019. Foi assinada pelos ex-ministros Sergio Moro (da Justiça e Segurança Pública), Jorge Oliveira (da Secretaria-Geral da Presidência) e Fernando Azevedo(da Defesa).
Na época, o Planalto justificou que a medida visava “conceder maior amparo jurídico aos profissionais integrantes dos órgãos de segurança pública, no sentido de atenuar a insegurança para a incolumidade física e psicológica desses profissionais”.
O texto do Executivo abrangia agentes da PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, PM (Polícia Militar), CBM (Corpos de Bombeiros Militares) e Polícias Penais Federal, Estaduais e Distrital.
O ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que foi relator da proposta na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, incluiu na lista: policiais legislativos e servidores efetivos que exerçam atividades de polícia em audiências do Poder Judiciário.
Ele também acrescentou à proposta que não seja crime quando o policial matar em defesa da inviolabilidade do domicílio, e excluiu a prisão antes da investigação de agentes que tenham matado durante a operação.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Mudança
PF passa a poder cancelar passaportes diplomáticos após fuga de Alexandre Ramagem
-
Perdemos a oportunidade de meio bilhão. A diferença entre o necessário e a prioridade
-
Usavam garrafas de rum
PF deflagra Operação Bad Trip contra tráfico internacional de drogas com base em Arapiraca
-
Mãe será julgada
Audiência de instrução do caso Ana Beatriz ocorre nesta terça-feira (16)
-
Casa do Empreendedor de Penedo é premiada com Selo Ouro em Atendimento do Sebrae



