Notícias
Marinha lança aplicativo de navegação segura
Com o objetivo de reforçar a segurança da navegação em todo o país, a Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério do Turismo, apresentou à imprensa na tarde desta quarta-feira (13), na Capitania dos Portos de Pernambuco, o aplicativo NAVSEG. Gratuito e disponível nas plataformas Android e IOS, o aplicativo é obtido pelo site Gov.br e em seguida o interessado cadastra seus dados e de sua embarcação.
“O aplicativo NAVSEG traz mais praticidade e segurança aos condutores e passageiros de embarcações que navegam nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. O funcionamento do aplicativo se dá na transmissão voluntária de dados da embarcação para a Marinha, por meio de sinal da rede de telefonia celular. Desta forma, o condutor da embarcação ao compartilhar sua localização no NAVSEG permite que a capitania dos portos acompanhe automaticamente a posição e dados da embarcação”, explicou Frederico Medeiros, capitão de mar e guerra.
O NAVSEG substitui o Aviso de Saída, documento obrigatório e previsto nas Normas de Autoridade Marítima em que o navegador informa o plano de viagem de sua embarcação para o Iate Clube, Marina ou Capitania. De acordo com o capitão, o condutor da embarcação terá mais facilidade e conveniência de lançar os dados de sua viagem diretamente no aplicativo, sem necessidade de ir até a Marina.
NAVSEG contribui para a segurança da navegação (Ruan Pablo/Esp. DP)
O aplicativo lançado pela Marinha é destinado às embarcações de esporte e recreação, mas também para as embarcações de pequeno e médio porte voltados à pesca, a turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga.
Salvamento mais fácil
O capitão fez questão se ressaltar que o NAVSEG facilita e auxilia o trabalho de busca e salvamento em caso de acidente. “Com o aplicativo, as equipes de salvamento ganham tempo a agilidade. Como as informações são compartilhadas entre os condutores das embarcações e a Marinha, em caso de necessidade de socorro ou salvamento é possível identificar e localizar mais facilmente a embarcação em perigo e providenciar socorro”, esclarece Frederico Medeiros.
Além da Marinha monitorar toda a viagem em tempo real, da partida até a chegada, com o uso do aplicativo a Marina ou Iate Clube, cadastrados no APP, também receberão um e-mail no início da viagem e outro no final. Desta forma, segundo o capitão, o aplicativo contribui para a segurança da navegação, minimizando riscos e auxiliando o socorro em caso de acidente. Ao final da viagem, o usuário informa sua chegada pelo aplicativo e a Capitania dos Portos fica ciente de que a embarcação está em segurança.
*Diário de Pernambuco
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Lula trabalha para unir Renan e Arthur Lira em Alagoas
-
Procurando emprego?
Sine Maceió oferta vagas para trabalho home office; veja como participar da seleção
-
Comissão de Segurança Pública
No Senado, CSP ouve ministro da Justiça sobre combate ao crime organizado
-
Dólar bateu novo recorde
Após alta do dólar, Pacheco condiciona isenção do IR à situação fiscal
-
Economia
Prefeitura de Maceió anuncia o calendário de pagamento salarial para final do ano; confira