Notícias
Argentina desiste do Brics: presidente Milei rompe acordo e justifica como "mudança de visão política
O Governo argentino, liderado pelo presidente Javier Milei, anunciou oficialmente nesta sexta-feira (29) que não participará do grupo de nações emergentes Brics, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A decisão foi comunicada por meio de uma carta enviada aos líderes dos países do bloco, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
O acordo para a adesão da Argentina ao Brics havia sido estabelecido durante a cúpula do bloco em agosto, em Johanesburgo, África do Sul, quando o país era presidido por Alberto Fernández. Com a desistência de Milei, a Argentina deixará de fazer parte do Brics a partir de 1º de janeiro de 2024.
Milei justificou a recusa, mencionando que "muitos eixos da política exterior atual diferem da administração anterior". No entanto, a carta enviada ao Brasil ressaltou o compromisso do governo argentino com a intensificação dos laços bilaterais, especialmente no aumento dos fluxos de comércio e investimento entre os dois países, que são importantes parceiros comerciais.
A formalização da decisão não surpreendeu, uma vez que, em 30 de novembro, a então futura ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, já havia anunciado publicamente que a Argentina não se juntaria ao Brics.
O Brics, fundado em 2006, engloba uma população de cerca de 3,2 bilhões de pessoas, com um PIB conjunto de US$ 24,7 trilhões. A decisão da Argentina de se retirar do bloco acontece em um contexto em que Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes Unidos foram aceitos para ingressar no Brics a partir de 2024, durante a cúpula em Johanesburgo. O então presidente Fernández havia destacado a importância do Brics como referência geopolítica e financeira em um cenário internacional desafiador.
*Agência Brasil
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Operação cumpre mais de 50 mandados em Alagoas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima