Notícias

Nacional

Anvisa cancela registros de mais de mil produtos para cabelo: medida adota novas regras

Por Redação com Site* 29/12/2023 17h05
Anvisa cancela registros de mais de mil produtos para cabelo: medida adota novas regras
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Nesta sexta-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o cancelamento dos registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou fixar cabelos. A medida surge em conformidade com as novas regras para pomadas, estabelecidas pela Anvisa em setembro deste ano, devido a ocorrências relatadas nos dois primeiros meses de 2023.

"Esses produtos não atendem mais às regras estabelecidas em setembro, e os cancelamentos já eram planejados, não relacionados diretamente aos recentes casos de irritação ocular", afirmou a entidade em comunicado.

Desde setembro, é considerado descumprimento da norma ter o termo "pomada", mesmo em outros idiomas, no rótulo do produto ou ter na fórmula química concentração igual ou superior a 20% de álcoois etoxilados.

Nos últimos dias, a Anvisa recebeu relatos de efeitos indesejáveis provocados por produtos para trançar/modelar cabelos, incluindo casos de cegueira temporária, lesões e queimaduras oculares, ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço e dor de cabeça.

A resolução da Anvisa entra em vigor imediatamente, proibindo a comercialização, exposição ao consumo ou uso desses produtos. Os lotes cancelados devem ser inutilizados, e a fabricação ou comercialização constitui infração sanitária sujeita a penalidades.

A Anvisa orienta os consumidores a evitar produtos não autorizados, usar os produtos com moderação, lavar as mãos após a aplicação e realizar teste de alergia antes do uso. Além disso, destaca a necessidade de evitar contato com olhos, cílios e sobrancelhas, lavar os olhos em caso de contato e procurar assistência médica em caso de intoxicação.

As pomadas autorizadas estarão disponíveis na lista da Anvisa, e a agência disponibiliza canais de notificação para que a sociedade comunique reações indesejáveis relacionadas ao uso desses produtos, garantindo o monitoramento da qualidade dos produtos no país.

*Agência Brasil

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu