Notícias

VENEZUELA

Membro do CNE denuncia irregularidades nas eleições que reelegeram Maduro

Juan Delpino, do Conselho Nacional Eleitoral, aponta falta de transparência no processo eleitoral venezuelano

Por Redação com CNN 27/08/2024 07h07
Membro do CNE denuncia irregularidades nas eleições que reelegeram Maduro

O reitor titular do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Juan Delpino, admitiu nesta segunda-feira (26) a existência de irregularidades nas eleições presidenciais que comprometeram o resultado que proclamou a vitória de Nicolás Maduro. Em sua primeira manifestação pública sobre o assunto, Delpino criticou a falta de transparência e veracidade no processo eleitoral.

Delpino revelou que desde o dia seguinte à votação de 28 de julho, ele manteve uma posição de discordância em relação ao que considerou uma manipulação dos resultados. Ele denunciou a ausência de transmissão dos resultados no encerramento das votações, atribuída a um suposto hackeamento, e o fechamento de locais de votação com a remoção de testemunhas da oposição.

O reitor do CNE afirmou que essas falhas constituem uma violação direta dos princípios de equidade e do direito dos eleitores de acessar as atas de votação. Ele também destacou que especialistas internacionais concordaram que os padrões de transparência e legalidade não foram cumpridos.

Após a decisão do Supremo Tribunal venezuelano que ratificou a vitória de Maduro, Delpino pediu desculpas aos cidadãos venezuelanos por não ter conseguido garantir um processo eleitoral amplamente aceito. A CNN tenta obter uma resposta do governo da Venezuela sobre as declarações de Delpino.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu