Notícias
Havan expõe suspeitos de furto nas redes sociais e causa polêmica
Advogada alerta sobre violação de direitos, enquanto Luciano Hang defende medida como forma de combate ao crime
Neste domingo (13), o perfil oficial das lojas Havan e do seu proprietário, Luciano Hang, divulgaram um vídeo nas redes sociais que expõe suspeitos de furtos ocorridos nas lojas durante o mês de setembro, com um dos casos registrado em Maceió. As imagens mostram um homem retirando produtos de um carrinho de compras e ensacando-os em uma sacola plástica antes de deixar o local.
O vídeo, com narração e legendas, chama os suspeitos de “amostradinhos” e avisa que quem tentar roubar na Havan "será pego e ainda ficará famoso". A empresa reforçou que todas as suas 180 lojas possuem sistemas de segurança com alta tecnologia e inteligência artificial, que monitoram e registram qualquer atividade suspeita.
A divulgação dos vídeos, no entanto, gerou questionamentos sobre a exposição pública de suspeitos. A advogada Ana Júlia Moreira, em entrevista ao site Pequenas Empresas Grandes Negócios, alertou para a violação de direitos garantidos pela Constituição Federal, como a inviolabilidade da imagem, honra e a presunção de inocência. Ela destacou que essa exposição pública gera um "julgamento pelas redes sociais" sem o devido processo legal.
Em resposta, a Havan afirmou que sempre aciona a Polícia Militar e registra boletins de ocorrência após os incidentes, e que a medida de expor os suspeitos visa inibir futuros crimes. Segundo Luciano Hang, a exposição pública é necessária para combater a reincidência dos furtos, mesmo com processos judiciais em andamento. "Isso tem que acabar. As pessoas precisam saber que não ficarão impunes", declarou Hang.
A discussão levanta questões sobre o equilíbrio entre a prevenção de crimes e o respeito aos direitos individuais, especialmente no ambiente digital.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
-
BRASIL
Caixa demite ex-vice-presidente por assédio sexual e moral
-
TRIBUTOS
Sefaz-AL intensifica operações para proteger o bom contribuinte
-
SAÚDE
Sesau reforça orientações para o combate à Dengue em Alagoas