Notícias
Alagoas se posiciona entre os estados que investem na aviação como estratégia de desenvolvimento
Órgão é responsável por gerir, operar, manter e fiscalizar todas as aeronaves, além de aeroportos, helipontos e demais infraestruturas aeronáuticas do Estado
Criado pela Lei nº 1131/2024, sancionada em outubro, o Departamento Estadual de Aviação (DEA) surge como uma unidade estratégica para a gestão integrada dos recursos aéreos do Governo de Alagoas. Focado em oferecer segurança, eficiência e agilidade, o DEA marca um avanço significativo no desenvolvimento da aviação pública no estado, ao mesmo tempo em que fortalece as operações das secretarias de Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesau), além de atender de forma mais eficaz às necessidades da população.
O DEA é o órgão responsável pela gestão, operação, manutenção e fiscalização de todas as aeronaves pertencentes ao Governo de Alagoas, consolidando uma estrutura unificada para a aviação estatal. Sua frota é composta por aeronaves de asas fixas e rotativas, prontas para desempenhar uma ampla gama de funções, como transporte de autoridades, apoio à segurança pública, resgates aeromédicos, combate a incêndios florestais e suporte à Defesa Civil.
A segurança nas operações é uma prioridade para o DEA. Para garantir padrões elevados de segurança e eficiência, o Departamento publicou no Diário Oficial o Manual de Operações (MOP), que padroniza todas as atividades operacionais. O documento inclui sistemas avançados de gestão de riscos e estabelece protocolos para o treinamento contínuo e a capacitação de profissionais, incluindo pilotos, mecânicos e operadores especializados.
De acordo com o coronel André Madeiro, diretor-presidente do DEA, a instituição conta ainda com um Conselho Operacional de Voo, composto por profissionais com vasta experiência. Este conselho é encarregado do planejamento das operações aéreas e da implementação de práticas que asseguram a excelência em todas as missões, sejam elas relacionadas à Segurança Pública ou a ações de busca e salvamento, tanto terrestres quanto aquáticos.
Além de gerir a frota aérea, o DEA também é responsável pela administração de aeroportos, helipontos e demais infraestruturas aeronáuticas no estado. Através de uma gestão eficiente e transparente, a Diretoria Administrativa e Financeira do Departamento visa garantir a aplicação responsável dos recursos públicos, otimizando os investimentos na aviação estadual e promovendo a melhoria contínua dessa infraestrutura.
Com a criação do DEA, Alagoas se posiciona entre os estados que reconhecem a importância estratégica da aviação para o desenvolvimento regional. A medida reforça o compromisso do governo estadual em atender às necessidades da população e em fortalecer áreas fundamentais como segurança e saúde, por meio de uma gestão eficaz e integrada dos recursos aéreos.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
PM conclui primeira semana do ano com 20 armas de fogo apreendidas
-
OPORTUNIDADE
Sine Alagoas disponibiliza mais de 200 vagas de emprego
-
SAÚDE
Taxa de nascimentos prematuros do Brasil está acima da média global
-
ECONOMIA
Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025
-
GENTE FAMOSA
Sasha Meneghel e Bruna Marquezine passam férias em São Miguel dos Milagres