Notícias
IOF sobre compras feitas no exterior com cartão cai para 3,38%
Imposto é cobrado em compras internacionais, cheque especial, empréstimos, seguros e na compra e venda de moedas estrangeiras
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas compras internacionais feitas com cartão de crédito está menor desde a quinta-feira, dia 2.
A redução decorre de um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, que determinou a extinção gradual da alíquota até 2028.
O IOF é cobrado no uso do cartão de crédito em compras internacionais (inclusive online), no cheque especial, em empréstimos, no resgate de valores mobiliários, em seguros e na compra e venda de moedas estrangeiras. O tributo também incide em compras nacionais, transferências para o exterior e saques internacionais.
A alíquota, que era de 6,38% até 2022, caiu para 5,38% em 2023, a 4,38% em 2024, e agora foi a 3,38%. O valor cairá um ponto porcentual por ano até ser zerado em 2 de janeiro de 2028.
A extinção do IOF sobre operações cambiais foi uma exigência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para viabilizar a entrada do Brasil no grupo.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
No Jacintinho
Idosa vítima de violência familiar é resgatada com ferimentos na cabeça
-
Cidadania
Com intérprete de libras, mulher surda tem parto acessível em hospital de Maceió
-
Mudança na Comunicação!
Paulo Pimenta deixa Secom da Presidência após críticas; marqueteiro assume
-
Em São Miguel dos Campos
Homem fica preso às ferragens após caminhão carregado de cimento tombar
-
A partir de 2025
Receita Federal ampliará monitoramento de transações financeiras com cartões e Pix