Notícias

Inovação

Tecnologia da Corregedoria de Alagoas é adotada pelo CNJ para monitoramento de processos penais

Por Redação 14/01/2025 16h04
Tecnologia da Corregedoria de Alagoas é adotada pelo CNJ para monitoramento de processos penais

Uma inovação desenvolvida pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) foi recentemente adotada pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) como ferramenta para o monitoramento de processos envolvendo condenados nos regimes fechado, aberto e semiaberto, abrangendo os tribunais de Justiça estaduais, federais e militares.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, enviou um ofício ao corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, agradecendo o empenho da equipe responsável pelo projeto. “Agradecemos sinceramente pelo valioso apoio no desenvolvimento do Painel de Monitoramento de Incidentes, ferramenta essencial para otimizar a gestão e o acompanhamento das informações do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU)”, destacou o ministro.

O Painel de Monitoramento de Incidentes identifica as pendências que as unidades de execução penal precisam resolver, garantindo que os processos avancem dentro dos prazos estipulados pelo CNJ.

Idealizado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Domingos Neto, e pelos juízes auxiliares Marcella Pontes e Phillippe Falcão, o projeto nasceu da preocupação com a necessidade de um controle mais eficiente sobre os processos no SEEU. “Nosso objetivo com o painel é possibilitar que as unidades de execução penal identifiquem e resolvam as pendências a tempo, antecipando-se às exigências do CNJ”, explicou Domingos Neto.


A tecnologia foi desenvolvida pelo servidor José Diego dos Santos, da Divisão de Inspeção e Correição (DIC), setor da CGJAL responsável pela fiscalização e orientação às comarcas do estado. Ele descreveu o painel como uma ferramenta que oferece um resumo claro e organizado das pendências, facilitando o monitoramento geral da execução penal. Além disso, permite filtrar os dados por tribunais, unidades e tipos de incidentes, tornando a busca mais eficiente e possibilitando ações preventivas para evitar atrasos e congestionamento nos processos judiciais.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu