Notícias
Prefeitura de Maceió lança Plano de Indicadores para fortalecer a gestão pública
Ferramenta estratégica do Iplan garantirá maior eficiência, transparência e embasamento técnico nas políticas públicas

Com o objetivo de aprimorar a eficiência e a transparência na gestão pública, a Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), lança o Plano de Indicadores. A ferramenta estratégica permitirá o monitoramento e a avaliação do desempenho das diretorias executivas do órgão, garantindo a efetividade das políticas públicas e a tomada de decisões embasadas em evidências.
O secretário-presidente do Iplan, Antonio Carvalho, destaca a relevância da iniciativa para o desenvolvimento da cidade. "Este plano é um marco na nossa busca por uma Maceió mais inteligente, sustentável e equitativa. Com ele, poderemos otimizar o impacto de nossas ações e garantir que cada decisão seja respaldada por dados concretos", afirmou.
A elaboração do Plano de Indicadores foi coordenada pelo assessor técnico do Iplan e líder de governança de dados, Italo Brasil. Ele reforça a importância da iniciativa: "Este documento é um ponto de partida para a definição e o refinamento contínuo de indicadores. Queremos engajar toda a equipe técnica do Iplan na construção de uma cultura de dados robusta e orientada para resultados", explicou.
Objetivos e estrutura
O Plano de Indicadores está alinhado aos objetivos estratégicos do Plano Diretor Municipal e estabelece métricas-chave para o monitoramento das ações e projetos do Iplan. A ferramenta permitirá acompanhar o progresso das ações em relação aos objetivos estratégicos, medir os resultados das políticas públicas em termos de qualidade de vida, desenvolvimento urbano e sustentabilidade, identificar gargalos e ineficiências para aprimorar o planejamento urbano, disponibilizar informações claras e acessíveis à sociedade e fornecer dados para embasar decisões de planejamento, investimento e gestão.
A estrutura do plano contempla indicadores específicos para cada diretoria executiva do Iplan, incluindo Planejamento Urbano e Cidade Inteligente, Pesquisa e Parcerias Inovadoras, Estudos e Soluções para Grotas e Regiões Vulneráveis, Projetos, além de Governança e Gestão Interna.
Etapas de implementação
O Plano de Indicadores será implantado em três etapas. No curto prazo, nos primeiros três meses, haverá a validação dos indicadores, definição de fontes de dados e metodologias de coleta, desenvolvimento de painéis de visualização e capacitação da equipe do Iplan.
No médio prazo, ao longo de seis meses, será realizada a implementação da estrutura setorial de coleta de dados, elaboração de relatórios trimestrais de desempenho e identificação de áreas de melhoria.
No longo prazo, em até doze meses, ocorrerá a avaliação do impacto das ações implementadas, revisão e aprimoramento dos indicadores e integração com outros sistemas de gestão municipal.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Voos extras
Alagoas reforça atratividade no mercado internacional com novos voos para a Semana Santa de 2025
-
Quatros horas trancado no carro
Menino de 2 anos morre após ser esquecido em carro por dona de creche em Goiânia
-
Na BR-101
Caminhão baú é destruído por incêndio em São Miguel dos Campos; motorista escapou
-
Futebol alagoano
CRB anuncia reforço com contratação do lateral-esquerdo Willian Bahia
-
Mapa do turismo
Porto de Pedras: Um destino turístico em ascensão e reconhecido nacionalmente