Notícias

Sem alvará de funcionamento

Vigilância Sanitária de Maceió interdita clínica de estética por irregularidades e riscos à saúde

Por Redação 17/03/2025 14h02
Vigilância Sanitária de Maceió interdita clínica de estética por irregularidades e riscos à saúde

No último final de semana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou uma clínica de estética localizada no bairro da Serraria, na parte alta da cidade. Durante a fiscalização, foram encontradas diversas irregularidades, incluindo o uso de produtos fora do prazo de validade em tratamentos realizados com pacientes.

Além disso, a clínica não apresentava o alvará necessário para funcionamento e seu CNPJ estava inativo. A equipe também verificou a ausência de profissionais devidamente qualificados para os serviços prestados, contrariando as normas estabelecidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 2/2024), que regula o funcionamento de clínicas de estética.

Embora o nome da clínica e o endereço não tenham sido divulgados pela Vigilância Sanitária, o chefe especial da Visa, Airton Santos, classificou o estabelecimento como clandestino. "O local estava completamente fora dos padrões sanitários e representava um risco à saúde dos consumidores. Dadas as infrações graves, tivemos que interditá-lo para garantir a segurança da população e conscientizar os responsáveis sobre a importância de operar dentro da legalidade", afirmou.

Outras irregularidades encontradas incluíram o descarte inadequado de lixo hospitalar. Conforme a legislação sanitária, o estabelecimento deve contratar uma empresa especializada para garantir a coleta e o descarte corretos dos resíduos.

A clínica foi autuada e enfrentará um processo administrativo, que pode resultar em multa de R$180 a R$38 mil, dependendo da reincidência das infrações.

A Vigilância Sanitária alerta a população para que denunciem estabelecimentos que não atendem às normas sanitárias e oferecem riscos à saúde pública. Os cidadãos podem fazer denúncias pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, disponível 24h, todos os dias, para envio de mensagens, fotos e vídeos. Todas as denúncias são anônimas e o sigilo do denunciante é garantido.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu