Notícias
DMTT anuncia Faixa verde e novos itinerários de ônibus no Centro de Maceió

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (18), com a presença do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), representantes da Aliança Comercial e lojistas, definiu mudanças significativas no trânsito e circulação de ônibus no Centro de Maceió. As alterações começam ainda neste mês de março e prometem impactar diretamente os corredores da região.
Segundo o diretor-presidente do DMTT, André Costa, as modificações fazem parte de um projeto de adaptação para o futuro sistema de Bus Rapid Transit (BRT), um transporte público eficiente e rápido, que utiliza ônibus de alta capacidade. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito e garantir um serviço mais ágil e seguro para os usuários.
A principal alteração será a redistribuição dos pontos de ônibus para os ônibus provenientes da parte alta da cidade, que percorrem os corredores da Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. Esses veículos deixarão de circular pela Rua do Comércio e terão seus pontos de embarque e desembarque realocados para a Rua Cincinato Pinto e Rua do Sol. A mudança visa reduzir o tempo de travessia pelo Centro, que atualmente é um dos principais obstáculos para a fluidez do transporte público. André Costa explicou que um "mini anel viário" será implementado no trajeto, com faixas preferenciais para os ônibus à direita, o que permitirá uma circulação mais rápida e eficiente. "Esse transporte enfrenta dificuldades no Centro, o que resulta em atrasos. Com as alterações, esperamos um tempo de viagem mais curto e mais eficiente", afirmou.
Além das mudanças no transporte, a gestão também anunciou a criação de faixas verdes para os pedestres, a fim de melhorar a mobilidade e a experiência no Centro de Maceió. "A ideia é proporcionar mais espaço para os pedestres, facilitando o trânsito nas ruas e garantindo uma circulação mais segura. Também serão criadas áreas específicas para carga e descarga, embarque e desembarque de transporte por aplicativo, além de espaços para ônibus de turismo", explicou o diretor-presidente do DMTT.
O projeto é resultado de um estudo aprofundado, que incluiu contagem veicular, análise de GPS dos ônibus e levantamento sobre os trajetos dos passageiros. De acordo com Costa, a proposta é ambiciosa, mas com um planejamento detalhado e otimizado para o futuro. "Ainda vamos discutir detalhes com taxistas e outras categorias, mas já fizemos ajustes a partir das sugestões da Aliança Comercial", comentou.
As mudanças começam já neste mês, com a instalação das primeiras sinalizações. A partir de abril, será intensificada a pintura e renovação das faixas. O DMTT informou que os trabalhos serão pausados em datas de grande fluxo, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, para evitar transtornos à população e ao comércio local.
A Aliança Comercial, que participou da reunião, apoiou as alterações, destacando a importância de modernizar o Centro de Maceió sem prejudicar os lojistas ou a população. "O objetivo é trazer melhorias para a região, sem causar impacto negativo no comércio. A Prefeitura também sinalizou a reforma do calçadão e a implementação do Centro Administrativo", afirmou Guido Júnior, presidente da Aliança Comercial.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Reintegração à sociedade
Ação social de empregabilidade em Maceió oferece oportunidades a egressos do Sistema Prisional
-
Trata-se de dois homens
Corpos encontrados carbonizados dentro de carro no Benedito Bentes são identificados
-
Veja datas
Decreto antecipa pagamento de 13º para aposentados e pensionistas
-
Em Coité do Noia
Pai de acusado de estupro teria proposto casamento do filho com a vítima, no interior de Alagoas
-
Prorrogação é valida por 90 dias
Câmara de Maceió aprova prorrogação de decreto sobre a Lei Delegada e moção de aplausos a Dom Beto Breis