Notícias

Conscientização

Após aumento no número de acidentes na ferrovia, CBTU inicia campanha educativa em Maceió e Rio Largo

Por Redação 18/03/2025 16h04
Após aumento no número de acidentes na ferrovia, CBTU inicia campanha educativa em Maceió e Rio Largo

Dados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Maceió apontam que o número de acidentes na ferrovia em 2024 foi maior em comparação ao ano anterior. O principal fator de risco continua sendo a presença de animais soltos nas proximidades dos trilhos, que já provocaram diversos incidentes no período.

Em 2024, foram registrados 19 acidentes, sendo que nove envolveram animais soltos, cinco ocorreram com automóveis, e um com pedestre. Outros casos incluem um acidente envolvendo um corpo encontrado em trilhos desativados, além de ocorrências com caminhão, árvore caída e um incidente relacionado a um portão fechado na entrada da estação. Já em 2023, foram 16 acidentes, com destaque para quatro envolvendo pedestres, quatro com automóveis e outros quatro com animais.

Apesar de não haver vítimas fatais nos dois últimos anos, a CBTU reconhece a necessidade urgente de orientar a população sobre os perigos que podem ser evitados. Para isso, iniciou, nesta terça-feira (18), uma campanha educativa sobre segurança na ferrovia.

A ação busca alertar sobre os riscos de animais soltos, o estacionamento irregular de veículos e motos nas faixas de segurança, além de destacar o perigo de crianças brincando nas proximidades dos trilhos e o descarte indevido de objetos. A campanha conta com carros de som, distribuição de panfletos e a atuação de educadores em campo. Este ano, a novidade é o foco nas áreas rurais, locais com maior incidência de animais soltos nas ferrovias.

A campanha, que vai até o dia 21 de março, também utilizará as redes sociais para reforçar a mensagem de conscientização. Para Carlos Jorge Cavalcante, superintendente de Trens Urbanos de Maceió, a iniciativa é essencial para melhorar a segurança da operação. “A maioria dos acidentes pode ser evitada com a conscientização e informação para quem circula ou reside nas imediações da ferrovia. Em áreas rurais, é comum a presença de animais, mas é fundamental que eles não fiquem soltos nos trilhos", explicou o superintendente.

Além das ações de panfletagem, a equipe da CBTU, composta por colaboradores voluntários, está realizando a conscientização porta a porta nos bairros Rio Novo, ABC e Fernão Velho, em Maceió, e Gustavo Paiva e Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, entre os dias 18 e 21 de março.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu