Notícias
É fake: Afundamento do solo por mineração em Maceió não chegou à Fernandes Lima e Levada
Especulações não possuem embasamento técnico e são descartados em nota emitida por órgãos federais e Defesa Civil de Maceió

Em nota técnica lançada nesta terça-feira (18), Serviço Geológico do Brasil (SGB), Defesa Civil Nacional (DCN) e Defesa Civil de Maceió (DCM) respondem em conjunto questionamentos recentes relacionados ao afundamento do solo causado pela mineração na capital alagoana.
A nota traz, principalmente, esclarecimentos de interpretações errôneas da nota técnica 04/2022 do Serviço Geológico do Brasil (SGB), amplamente divulgada pela imprensa e em redes sociais nos últimos dias.
As afirmações que apontavam a presença de afundamento do solo causado pela mineração chegando à Avenida Fernandes Lima e ao bairro da Levada, são inverídicas.
“Afirmar que há um suposto subdimensionamento dos impactos geológicos na região não procede. Reforçamos que impactos que representem risco à segurança da população tem sido analisados, visto que a região é ininterruptamente monitorada e, ainda, lastreado nos critérios que tem sido utilizados e das informações compartilhadas no âmbito do Comitê de Acompanhamento Técnico, não se entende necessária a inclusão de outras áreas no mapa, fora as que já seguem constantemente monitoradas, sempre com foco na segurança física da população.”, diz a nota.
O documento responde ainda questionamentos sobre o uso de laser scanner no monitoramento da região afetada, assim como de topografia detalhada e esclarece, ainda, que a elaboração do documento não foi feita de forma sigilosa.
Os órgãos salientam que toda e qualquer decisão sobre a ampliação do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias seguirá sendo pautada em critérios científicos e não em pressões externas, conjecturas ou interesses particulares/partidários.
“Ressaltamos ainda, que todo trabalho de nuance técnica deve ser lido em sua integralidade, uma vez que leituras parciais podem trazer resultados diversos do pretendido. Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com a transparência, o rigor técnico-científico e a cooperação interinstitucional”, conclui o documento.
Veja a nota técnica na íntegra: NOTA TÉCNICA | SGB/DCN/DCM
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Reintegração à sociedade
Ação social de empregabilidade em Maceió oferece oportunidades a egressos do Sistema Prisional
-
Trata-se de dois homens
Corpos encontrados carbonizados dentro de carro no Benedito Bentes são identificados
-
Veja datas
Decreto antecipa pagamento de 13º para aposentados e pensionistas
-
Em Coité do Noia
Pai de acusado de estupro teria proposto casamento do filho com a vítima, no interior de Alagoas
-
Prorrogação é valida por 90 dias
Câmara de Maceió aprova prorrogação de decreto sobre a Lei Delegada e moção de aplausos a Dom Beto Breis