Notícias
Prefeitura intensifica fiscalização contra descarte irregular na Capital

A poluição do solo, o aumento de criadouros para insetos, ratos e escorpiões, além do entupimento de bueiros e galerias, são alguns dos principais problemas causados pelo descarte inadequado de resíduos na capital. Para combater essa prática, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) lançou a Operação Cidade Limpa, que tem como objetivo ampliar a fiscalização em pontos críticos da cidade para identificar e punir infratores.
Nas primeiras duas semanas de operação, que abrangeu os bairros do Prado, Levada, Jacarecica, Santa Lúcia, Cidade Universitária e Petrópolis — áreas com altos índices de descarte irregular — mais de 40 infrações foram registradas. Entre os infratores, dois veículos foram apreendidos devido à gravidade do descarte. A maioria dos envolvidos foi notificada e orientada a encaminhar os resíduos para os locais apropriados de descarte.
Em entrevista, Sasha Annet, coordenadora geral de fiscalização, ressaltou a importância de conscientizar a população sobre os Ecopontos, espaços destinados ao descarte correto e gratuito de resíduos. "Nossa operação visa orientar os cidadãos a utilizarem os Ecopontos, mas, se necessário, notificaremos ou aplicaremos multas àqueles que insistirem em descartar de maneira inadequada", explicou.
A operação também incluiu a fiscalização de estabelecimentos comerciais nas áreas próximas aos pontos críticos, com o objetivo de verificar como é feito o acondicionamento e o descarte dos resíduos. Segundo o Código Municipal de Limpeza Urbana, os infratores podem ser multados de acordo com a natureza e quantidade do material descartado, com valores que variam de R$ 120 a R$ 30 mil, conforme os artigos 18, 42 e 45.
A Operação Cidade Limpa conta com o apoio da Guarda Municipal da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), que colaboram na execução das ações de fiscalização e prevenção.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Reintegração à sociedade
Ação social de empregabilidade em Maceió oferece oportunidades a egressos do Sistema Prisional
-
Trata-se de dois homens
Corpos encontrados carbonizados dentro de carro no Benedito Bentes são identificados
-
Veja datas
Decreto antecipa pagamento de 13º para aposentados e pensionistas
-
Em Coité do Noia
Pai de acusado de estupro teria proposto casamento do filho com a vítima, no interior de Alagoas
-
Prorrogação é valida por 90 dias
Câmara de Maceió aprova prorrogação de decreto sobre a Lei Delegada e moção de aplausos a Dom Beto Breis