Notícias
Justiça determina desocupação do ginásio de esportes da Escola Municipal Nosso Lar, em Maceió
A Justiça atendeu a um pedido da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e determinou a desocupação do ginásio de esportes da Escola Municipal Nosso Lar, situada no bairro Levada. Desde 2023, o local tem sido ocupado por cinco famílias, o que tem impactado negativamente a rotina escolar de aproximadamente 700 crianças e adolescentes. Esses estudantes têm sido privados de atividades físicas e outras ações previstas no calendário escolar, incluindo aquelas relacionadas ao Tempo Integral.
Após quase dois anos de tentativas para devolver o espaço à comunidade escolar, a Semed obteve, na Justiça, a ordem de reintegração de posse do ginásio, onde as famílias ocupantes residem desde o período chuvoso de 2023. As famílias se recusaram a aceitar o aluguel social oferecido. A decisão, emitida no último dia 19 de março, foi assinada pelo juiz Léo Dennisson Bezerra de Almeida, da 32ª Vara Cível da Capital/Fazenda Municipal.
Em outubro de 2024, após diversas intervenções e negociações com os ocupantes, o Município, por meio das secretarias Semed, Semscs (Segurança Comunitária e Convívio Social) e Semdes (Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar), entregou uma notificação extrajudicial solicitando a desocupação do ginásio. No entanto, as famílias se recusaram a deixar o local.
As famílias continuam a receber benefícios sociais e assistência do Município, e serão realocadas para a Casa de Passagem Familiar, no bairro Jaraguá. O espaço, oferecido pela Semdes, é adequado para o acolhimento de núcleos familiares, com infraestrutura apropriada, acomodações individualizadas e condições de permanência regulares.
A Semed enfatiza que a permanência das famílias no ginásio tem prejudicado a realização das atividades escolares e a utilização do espaço público para a educação, esporte e lazer, impactando diretamente os direitos dos alunos da Escola Municipal Nosso Lar.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
CRIME EM ARAPIRACA
Justiça concede liberdade à médica acusada de assassinar o ex-marido
-
De 17 a 19 de dezembro
Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026
-
Atenção, consumidor
Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina
-
Em 7 meses
Programa Olhar da Gente já realizou mais de 4 mil cirurgias de catarata no Hospital da Cidade
-
Política
Renan chama de farsa suposta negociação do governo envolvendo PL da Dosimetria



