Notícias
Técnicos do governo federal farão visita ao bairro Pinheiro e órgãos de monitoramento nesta quinta-feira (03)

Equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) realizarão, nesta quinta-feira (3), visitas técnicas em Maceió com o objetivo de aprimorar os protocolos de monitoramento e resposta a desastres. As atividades fazem parte do curso de capacitação promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que está sendo realizado desde segunda-feira (31) com agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas.
O treinamento é parte do processo preparatório para a implantação do Projeto Defesa Civil Alerta no estado, um sistema inovador que utilizará a tecnologia de transmissão de alertas sonoros e/ou visuais via celular (cell broadcast) para informar a população sobre a iminência de desastres e situações de emergência.
Nesta quinta-feira, os técnicos do Cenad iniciarão a programação às 8h, visitando o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Municipal e, em seguida, farão uma visita ao bairro do Pinheiro. A partir das 10h, a equipe seguirá para a Sala de Monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, explicou a importância dessa visita técnica. "Essa visita é fundamental para ajustar os pontos de alerta no bairro do Pinheiro e nas regiões vizinhas, otimizando nossas ações e garantindo uma comunicação mais eficiente e rápida com a população. O sucesso do projeto depende da integração dos dados coletados pelo município, para que possamos enviar os alertas diretamente para os celulares", afirmou Melo.
O Projeto Defesa Civil Alerta será totalmente operacionalizado em Alagoas até o final deste mês. Ao utilizar a tecnologia de cell broadcast, o sistema enviará alertas sobre iminência de desastres, sendo uma ferramenta crucial para salvar vidas e minimizar os danos em regiões vulneráveis a desastres naturais. Com a implementação do sistema, o projeto será expandido para outros estados, representando um grande avanço na gestão de riscos e na proteção da população.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Futebol alagoano
CRB descarta negociação com Gegê após recusa de proposta do Remo
-
Dono de pousada
Empresário é morto a facadas dentro de casa em São Miguel dos Campos
-
Em Joaquim Gomes
MPF identifica problemas estruturais e sociais urgentes na comunidade Wassu Cocal, no interior de Alagoas
-
Socorrido pelo Samu
Trabalhador sofre queda de 10 metros ao instalar placas solares em Coqueiro Seco
-
Crise política
Câmara Municipal de Rio Largo cancela sessão desta quinta-feira por motivos de segurança