Turismo

OPORTUNIDADE

Parceria entre Sebrae e Universidade Federal de Santa Catarina viabiliza aprimoramento da gestão turística

Por Redação com assessoria 22/04/2023 14h02
Parceria entre Sebrae e Universidade Federal de Santa Catarina viabiliza aprimoramento da gestão turística

Dez municípios de Alagoas vão ter a oportunidade de aprimorar a gestão turística de seus patrimônios culturais e naturais por meio de um novo programa da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Marechal Deodoro, Maragogi, Penedo, Porto de Pedras, Quebrangulo, Piranhas, Pão de Açúcar, União dos Palmares, Jequiá da Praia e Arapiraca foram inscritos pelo Sebrae para participarem da iniciativa.

Entre os ganhos que essas cidades alagoanas terão está um auto-diagnóstico da gestão turística do patrimônio, a partir de diversos indicadores, e o compartilhamento entre os municípios das melhores práticas de gestão.

“Também vai ajudá-los na construção de políticas e ações para o desenvolvimento turístico cultural e/ou natural regional. É uma oportunidade de termos mais visibilidade e informação dos territórios”, destaca Amanda Pinto, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas.

Para fazer a indicação das 10 cidades, a instituição considerou aquelas que vem se desenvolvendo no turismo regional, além do engajamento e comprometimento dos secretários municipais de Turismo nas ações propostas.

“A UFSC também fez o convite a Alagoas pois percebeu que para o edital do BID, o estado teve uma ótima mobilização e inscrição de municípios”, revela a analista, citando o edital que colocou Penedo no Programa Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O Programa para Aprimoramento da Gestão Turística dos Patrimônios Culturais e Naturais terá início no dia 24 de abril, mas nesta quarta-feira (19) a UFSC fez uma apresentação para as cidades participantes.

As atividades vão ocorrer totalmente online e estão divididas em sete módulos com videoaulas e documentos para que os municípios possam realizar sua autoavaliação em cinco áreas: Patrimônio Natural, Patrimônio Cultural, Política Públicas, Infraestrutura e Marketing e Legislação.

A cada semana haverá um debate online com todos os participantes para sanar dúvidas e esclarecimentos. Ao final da autoavaliação, o Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC apresentará uma avaliação quantitativa e qualitativa do município e um comparativo entre eles. O objetivo principal é o compartilhamento das melhores práticas realizadas entre os municípios para melhorar a gestão do destino turístico.




COMPARTILHE

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu