Alagoas
Saúde combate leptospirose em mais de 2.500 imóveis
Ação fez parte do Dia D de combate à doença nos bairros com maior incidência de roedores
A Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos (GDTVAP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, na última sexta-feira (29), o relatório final do ‘Dia D de Combate à Leptospirose’ - ação ocorrida nos dias 22, 23, 24, 27 e 29 de julho nos bairros do Bom Parto, Levada, Vergel do Lago, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins.
De acordo com o relatório, houve uma infestação de 56,16% para a leptospirose nos imóveis visitados pelos agentes de combate às endemias, o que corresponde a 114 residências positivas das 203 trabalhadas nos cinco bairros contemplados com a ação. Ao todo, 3.675 imóveis foram cadastrados e 2.557 receberam visitas domiciliares para inspeção, orientação e detecção de ocorrência de roedores.
Durante as inspeções, foram identificadas 154 ninheiras e 105 vestígios de roedores. Para o manejo e controle desses animais, foi realizado o tratamento dos imóveis positivos registrados nas visitas domiciliares com o uso de pó (1.560g) e bloco parafinado (2.100g) para ratos grandes e pequenos.
“Por meio deste relatório, observamos que algumas residências tiveram uma considerável infestação para roedores. Consequentemente, os moradores possuem risco de contrair a leptospirose. Contudo, as ações de combate à doença foram necessárias para mobilizar a população mais atingida pelas fortes chuvas quanto aos cuidados que se deve ter para prevenir a leptospirose”, afirma a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Carmem Samico.
O Dia D de Combate à Leptospirose contou com visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate às endemias para inspeção dentro e fora do domicílio para detecção de vestígios de roedores e fatores ambientais que propiciem sua manutenção no ambiente; busca ativa de casos sintomáticos de leptospirose; orientação aos moradores quanto a manejo ambiental para controle de roedores e prevenção da leptospirose; distribuição de hipoclorito e orientação do uso; e encaminhamento de moradores para atualização do esquema vacinal na Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Lemos e no Ônibus da Vacina.
Além dos serviços de prevenção levados pela saúde, a ação contou com a parceria da Superintendência Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que fez a revisão e intervenção de galerias e canais da região; da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com limpeza urbana de toda a região e ações de educação ambiental com os moradores; e Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), com apoio às ações realizadas nos mercados públicos da capital.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Mercado de trabalho
BRK abre novas vagas de emprego na Região Metropolitana de Maceió
-
Economia
Inflação usada para cálculo de reajuste de salário é de 4,77%
-
Justiça
Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro
-
Até o dia 21 de janeiro
Defensoria Pública abre inscrições para estágio em Direito no município de Capela
-
Controlado pelos Bombeiros
Vazamento de gás veicular causa incêndio em galpão no bairro Clima Bom, em Maceió