Alagoas

ALIMENTOS

Programa do Governo de Alagoas entrega equipamentos para cooperativas do estado

Através do Alagoas Maior, grupos produtivos são beneficiados com pias, processadores, fornos e outros materiais para produção de alimentos. Texto de Isabella Padilha e Raphael Silva

Por Redação 29/12/2022 10h10
Programa do Governo de Alagoas entrega equipamentos para cooperativas do estado

Geração de novos empregos e desenvolvimento econômico compõem o Alagoas Maior, programa executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), que vem fortalecendo a economia das mais de 28 cooperativas e pequenos produtores alagoanos. Em nova ação, o Programa passa a realizar a entrega de equipamentos para cooperativas e grupos produtivos.

Nos próximos meses, as cooperativas que participam do Alagoas Maior irão receber equipamentos para cozinhar, assar e servir alimentos - através da Sedetur/AL, os produtores vão contar com novas pias, assadeiras de cozinha comercial, liquidificadores industriais, processadores e fatiadores de alimentos, além de caixas d'água de 1000 e 500 litros.

Algumas das cooperativas irão também ser beneficiadas com biodigestores, que devem reduzir gastos na compra de gás de cozinha e fornecer uma opção ambientalmente sustentável para os produtores alagoanos.

Em sua primeira fase, a entrega de biodigestores beneficiará três cooperativas – a primeira entrega foi realizada no último mês de setembro no município de Poço das Trincheiras, para a Agroleite. Nos próximos meses a Associação Araçá, em Delmiro Gouveia; e a CAFISA, no município de Pão de Açúcar, também irão receber os equipamentos.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, a entrega dos equipamentos otimiza a produção dos pequenos produtores e fomenta o setor do cooperativismo.

"Ficamos extremamente felizes com a entrega desses equipamentos para os nossos produtores. Sabemos o quão importante é o setor do cooperativismo para a economia de Alagoas e sabemos das necessidades dos nossos grupos. Nos últimos tempos, por exemplo, o aumento do preço em produtos básicos vem se tornando uma realidade, e o biodigestor é uma opção sustentável para que eles não precisem gastar comprando gás de cozinha e ainda possam trabalhar de forma que agrida menos o meio ambiente, enquanto os outros equipamentos vão facilitar a produção”, destaca a secretária.

Grupos Produtivos

Para a presidente da Associação Dom Helder Câmara, o ‘Mulheres do Dom’, dona Maria Rita Rosa dos Santos, os equipamentos têm feito a diferença durante o dia a dia da produção, e a expectativa para a chegada do ano de 2023 tornou-se a melhor possível.

"Com a chegada dos novos equipamentos, a nossa expectativa para o ano que vem é que a produção triplique. Então para a gente foi muito bom, pois tudo tem sido super útil e de grande ajuda. Quero agradecer imensamente ao Governo de Alagoas, que em nenhum momento se nega a nos ajudar", disse a agricultora da Zona Rural do município de Murici.

Representante do grupo Café na Mesa, de Girau do Ponciano, a agricultora Maria Josélia ressalta que as ações do programa Alagoas Maior têm fortalecido cada vez mais associações e cooperativas, além de incentivar a produção e a participação em novos mercados.

"Graças ao programa Alagoas Maior, o nosso grupo só teve a ganhar. Todos os equipamentos entregues pelo Governo de Alagoas foram de grande ajuda, não só para o fortalecimento do meio produtivo, mas também para que pudéssemos participar de consultorias e eventos. Para nós, é só gratidão", explicou Maria.

De acordo com a Gerente de Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais da Sedetur, Roberta Carvalho, as ações do programa Alagoas Maior são essenciais para que os produtores alagoanos se capacitem e trabalhem de forma eficaz.“O programa Alagoas Maior, além de dar continuidade às ações de articulação, capacitação e promoção de rodadas de negócios, também contribui com o aprimoramento de suas unidades de beneficiamento. Pela primeira vez, o Governo de Alagoas beneficiou associações e cooperativas através de uma intervenção estrutural. Isso garante uma adequação da produção às exigências legais e sanitárias, contribui na agregação de valor ao produto final, além de garantir uma maior competitividade desses grupos frente ao mercado”, afirmou a gestora.

O Programa

Criado em 2019, o Alagoas Maior atende mais de 28 cooperativas e grupos produtivos de três regiões do Estado, abrangendo cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde a produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas, o programa capacita os grupos atendidos, gerando desenvolvimento, empregos diretos e indiretos e renda para os pequenos e médios produtores do Estado.

Em todo o estado, o Alagoas Maior impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 16.900 pessoas. Dentro da Sedetur, as ações com as cooperativas

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu