Alagoas
BRK instala equipamento de proteção hidráulica no Sistema Aviação na terça-feira (10)
Pela primeira vez utilizado na Região Metropolitana de Maceió, dispositivo previne rompimentos provocados por variação da pressão de água dentro do duto
Na próxima terça-feira (10), a BRK realiza mais um investimento importante para garantir a segurança operacional do Sistema Aviação, um dos maiores sistemas produtores de água de Maceió. Dessa vez, a concessionária vai instalar um equipamento de proteção hidráulica para prevenir danos estruturais na adutora de água tratada.
Implantado pela primeira vez no sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Maceió, o dispositivo, denominado reservatório hidropneumático, tem a função de equilibrar a pressão no interior da adutora quando o fluxo de água é retomado após uma paralisação do sistema para manutenção ou por queda de energia, por exemplo.
“O equipamento controla a velocidade da água durante o retorno do fluxo, uma vez que as elevadas tensões no interior do duto, causadas pela oscilação da vazão, podem provocar rompimentos na estrutura, além de outros danos operacionais. Esse fenômeno é conhecido como golpe de aríete”, explicou Heitor Rezende, gerente de Engenharia da BRK em Alagoas.
O serviço para a instalação do dispositivo no sistema produtor terá início às 7h, com conclusão prevista para às 17h. Com isso, moradores de algumas regiões dos bairros Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Tabuleiro dos Martins, Eustáquio Gomes, Inocoop, Medeiros Neto, Santa Amélia, Santa Lúcia, Conjunto Santa Maria e Colina dos Eucaliptos devem consumir água de modo consciente, já que podem sentir uma instabilidade temporária no abastecimento.
Após o término dos trabalhos, o sistema será religado e o fornecimento começará a ser retomado gradativamente nas regiões atendidas, à medida que o reservatório da BRK, localizado no Hospital Universitário, atinja o nível adequado para a pressurização das redes de distribuição que chegam aos imóveis.
O Sistema Aviação é operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pela produção da água tratada distribuída pela BRK na capital e mais nove cidades alagoanas.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Perigo!
Incêndio acidente fábrica de granito e mármore em Maceió
-
Criminalidade
Homem é encontrado morto com diversas marcas de tiros em AL
-
POLÍTICA
Pesquisa aponta MDB, PP e PL com possíveis bancadas eleitas em 2026
-
Segurança
Operação policial contra grupos criminosos termina com 32 presos em Maceió e no interior
-
IPTU 2025
Veja como emitir guia do IPTU em Maceió com desconto de 15%