Alagoas
Câmara aprova Lei Delegada que altera empréstimo, Lei de Incentivos Fiscais e Passe Livre intermunicipal
Sessão foi convocada pelo presidente da casa vereador Galba Netto MDB) e garantiu aprovação de todas as matérias por unanimidade
Os vereadores de Maceió se reuniram em sessão extraordinária, convocada pelo presidente vereador Galba Netto (MDB), na tarde desta terça-feira (03). Em pauta quatro projetos encaminhados pelo prefeito JHC (PL). O mais complexo e que recebeu emendas trata da Lei Delegada que autoriza o Executivo a promover mudanças em sua estrutura administrativa com a criação, supressão ou até fusão de órgãos.
Segundo Galba o município quer dar agilidade em suas ações e garantir as mudanças necessárias que otimizem a máquina pública. Isto para que tantos os serviços prestados, como seus resultados cheguem com mais qualidade para a população.
"Por isso a casa tinha a necessidade de fazer essa discussão inicial e irá acompanhar todas as mudanças que serão realizadas conforme entendimento entre os parlamentares", adiantou o presidente.
Conforme explicou o primeiro secretário, vereador Marcelo Palmeira (PSC), relator da matéria, duas alterações foram feitas no texto original por meio de emendas. A primeira foi quanto ao tempo para encaminhamento do projeto final que caiu de 180 para 100 dias.
"A outra é quanto ao orçamento. Sempre que for haver alteração será a Câmara de Maceió que irá fazer a discussão e análise", explicou Palmeira.
Uma outra proposta aprovada envolve o empréstimo de R$ 25 milhões junto à Caixa. Os recursos serão investidos no Programa Moderniza Maceió, com obras em toda a cidade.
Social
Um outro projeto de alcance social discutido e aprovado na Casa foi o que garante o passe livre estudantil para estudantes matriculados em unidades de ensino situadas na região metropolitana da capital.
De acordo com a relatora da matéria, vereadora Teca Nelma (PSD) essa era uma demanda antiga e com a qual já havia se dedicado para garantir acesso a educação.
"Na verdade estamos dando direito a esses jovens. Direito a estudo e ao lazer. Muitos jovens já haviam desistido do ensino técnico do Ifal por não ter condições de pagar uma passagem cheia de ida e volta mas o intermunicipal. E agora teremos gratuidade para toda a região metropolitana. É uma vitória da CMM e de todo o movimento estudantil", disse a vereadora.
O quarto projeto é o que trata de incentivos fiscais para a instalação e operação de empresas de call center.
Ao final Galba destacou a importância social da aprovação do passe livre, pauta com a qual havia se dedicado desde sua chegada à Casa e o incentivo fiscal que irá garantir a geração de empregos.
"Agradeço a presença da maioria dos vereadores para a aprovação de matérias de relevância administrativa e social. Em pleno o recesso a casa dá mais uma demonstração do seu compromisso com cidade a sua população", concluiu o presidente.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Na Ponta Grossa
Ministério Público denuncia Albino Santos, o serial killer de Maceió, por três homicídios
-
Venda de carnes podres
Frigorífico 'maquiou' carne estragada do RS e reembalou como produto nobre do Uruguai, diz polícia
-
Filho de miliciano
Homem é preso em Limoeiro de Anadia acusado de homicídio e envolvimento com milícias do Rio de Janeiro
-
Em Maceió
Incêndio em residência no Clima Bom mobiliza Corpo de Bombeiros
-
Comercialização proibida
Fiscalização apreende mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos em Maceió