Alagoas
Socioeducandos de Alagoas assinam contrato de trabalho com usina
Dezesseis adolescentes da Unidade de Semiliberdade foram contemplados com a iniciativa
Dezesseis adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas assinaram contrato de trabalho com a Usina Utinga Leão, do grupo EQM, e terão a oportunidade de trabalhar como jovens aprendizes, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (16), na Unidade de Semiliberdade, no bairro de Garça Torta.
Os adolescentes fazem parte da primeira turma oriunda do sistema socioeducativo de Alagoas e já iniciaram uma formação técnica metodológica em Tecnologia da Informação, ministrada pelos professores do Sesi/Senai. Em breve, eles exercerão atividades práticas na própria Sumese, onde serão preparados para ingressar no emprego formal.
Para o jovem E.S.O., de 20 anos, o curso de formação e a chance de trabalhar com carteira assinada é a oportunidade de um novo começo. “Estou achando o máximo. Além da oportunidade de emprego, vamos nos qualificar para ter uma vida melhor e um futuro bacana. Acredito que o passado serve para nos mostrar que toda história pode ter um recomeço e essa oportunidade será o meu ponto de partida para uma nova vida”, afirmou o socioeducando.
A iniciativa pioneira é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Usina Utinga Leão.
Segundo a gerente de Gestão de Pessoas da usina, Késia Santos, o Programa Jovem Aprendiz voltado para público socioeducativo é muito mais do que uma oportunidade de emprego; é um mecanismo para formar cidadãos, por meio da educação e do trabalho.
“Buscamos reintegrar socialmente esses adolescentes, oferecendo-lhes o curso profissionalizante e o acompanhamento multidisciplinar voltado também para os familiares. Em breve, eles serão inseridos no mercado de trabalho, impactando positivamente suas famílias e a sociedade” afirmou.
O secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, destacou, em suas redes sociais, a importância da união do setor público com a iniciativa privada em prol de proporcionar uma vida melhor para estes adolescentes.
"Esta é a responsabilidade social que o nosso governador Paulo Dantas preza e tanto nos determina. Parabenizo a iniciativa, sobretudo do Ministério Público do Trabalho (MPT). Espero que sirva de exemplo para que outras empresas também possam contratar mais socioeducandos", disse.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Absurdo
Torcedor é brutalmente agredido e estuprado durante confronto entre torcidas organizadas no Recife
-
Maceió avança com maior programa de contenção de encostas da história
-
AVANÇO
Prefeitura de Maceió planta 35 mil mudas de árvores em quatro anos
-
Tensão
CRB empata com o Murici e define classificação na última rodada do Alagoano
-
Se deu mal
Assaltante que atirou contra policial civil em Maceió morre em confronto com a polícia