Alagoas

TRADIÇÃO

Bloco do Bobo defende Carnaval de Maceió há 22 anos

Agremiação anima as ruas desde de 2001 com muita energia fortalecendo os festejos da cultura periférica

Por Redação com assessoria 18/02/2023 09h09 - Atualizado em 18/02/2023 10h10
Bloco do Bobo defende Carnaval de Maceió há 22 anos

O tradicional cortejo carnavalesco Bloco do Bobo desfila nas ruas dos bairros Vila Brejal e Bom Parto neste sábado (18) com muita animação. A programação conta com oficinas, batucada, apresentações artísticas e concurso de melhor fantasia. A concentração acontece às 14 horas em frente ao Instituto Quintal Cultural, na Rua Sol Nascente - Bom Parto.

Com organização do Instituto Quintal Cultural, o bloco anima as ruas desde de 2001 com muita energia, frevo no pé e brincadeiras fortalecendo os festejos da cultura periférica. Seguindo a programação, vão ser ofertadas duas oficinas, uma às 9h com a oficina de bobo e boisinho de carnaval, e outra às 14h de máscaras e fantasias. A partir das 15h teremos muita batucada com Afrodendê e batuqueiros convidados. A saída com a Orquestra de Frevarte será às 16h com retorno à Rua Sol Nascente às 18h para iniciar as apresentações artísticas e a premiação de melhor fantasia.

As expectativas para a volta do Bloco são as melhores. Para Antonio Severino de Oliveira, membro fundador do Bloco do Bobo, os 2 anos parados pareciam uma eternidade e essa volta estará representando toda a sua trajetória, ainda menino, curtindo o carnaval no Bom Parto: “Foram cerca de 2 anos de pandemia que pareceram ser milhões de anos, e isso deixou a todos nós transtornados por não poder levar o amor, a paz e a alegria para o povo. É um prazer muito grande poder estar de volta com o Bobo às ruas, animação esta que nasceu comigo, Rogério Dyaz e outras pessoas ainda em nossa juventude”.

Antonio Severino tem uma longa trajetória dentro da cultura em nosso Estado. É membro fundador do Instituto Quintal Cultural e Bloco do Bobo, que promovem ações sociais para às comunidades periféricas, e fez parte das primeiras turmas do Teatro do Oprimido. E é neto da "Madrinha" benzedeira mais velha do Bom Parto e parente da Mestra Firmina Mercê de Jesus e Mestra Antônia do Espírito Santo, patrimônios culturais quilombolas de Alagoas, do Quilombo Lunga organizadoras da bicentenaria Festa do Meado de Agosto em Taquarana.

A oficina principal de confecção de bobo será ministrada por Antônio, que espera contar ainda mais com a presença da comunidade, em especial, a juventude do bairro para que essa tradição e animação perpasse por mais e mais anos. “Eu idealizei em fazer o bobo baseado no meu dia a dia ao lado de familiares no Quilombo Lunga, com minhas tias e avó utilizando de retalhos de pano, linhas e outras coisas para fazer arte. Então eu fico muito feliz em poder repassar esse aprendizado ancestral através das cores, dos significados e do sentimento de alegria.”

O Bloco do Bôbo tambem é puro registro de Memória por ter suas próprias manchinhas, frevos e músicas de maracatu e reggae de autoria de Antônio e Rogerio com arranjos de Marvin Silva e neste sabado de Ze Pereira de 2023 lança a Marchinha "Carnaval da Rua Sol Nascente" fruto de oficinas de musicalização e Carnaval com as crianças e jovens da comunidade que passaram pelo estudio de gravação do Quintal Cultural, olançamento acontece de forma virtual e durante o desfile do bloco no canal da TV Beira da Lagoa no youtube


Em 2023 a Orquestra Frevarte e Bateria do Bloco Sururu da Lama conduzida pelo Grupo AfroDendê da cidade sorriso parte alta de Maceió alem de batuqueiros convidados conduzem o Bobo e seus brincantes.
Edson Jacinto idealizador do Festival de Bois de Rua da Zona Sul é o responsavel pela oficina de Boisinho de Carnaval que acontece pela manhã no Instituto fortalecendo a cultura intensa de Bois de Rua da Zona Sul, utilizando materiais reciclados e incentivando o imaginario criativo dessas gerações na transmissão e recepção de sabares culturais perifericos e negros dessa Maceió que Queremos.

Realização Quintal Cultural e Bloco Sururu da Lama, Patrocinio Vereador Valmir, Pitú Alagoas e Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) - Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento Povos das Lagoas, coordenação Geral Keka Rabelo, Coordenação técnica Instituto IDEAL, Coletivo Noiz Q Faz, Kuka Melo Empreendimentos, Coordenação de comunicação: Projeto Bureau de Comunicação Comunitária - Agerrp-UFAL por Manuela Callou, e texto produzido pela relações públicas Pei Shung Fon. Termo de fomento n° 929345/2022 da Secretaria de Diversidade Cultural - Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.

PROGRAMAÇÃO: 

09h oficina de bobo com Antônio Severino e boisinho de carnaval com Edson Jacinto
14h Concentração 14h30 Oficinas máscaras e fantasias;
15h Bateria Sururu da Lama com Afrodendê e batuqueiros convidados;
16h Saída com a Orquestra de Frevarte
18h Retorno a Rua Sol Nascente
18h10 Apresentações com artistas convidados e músicos da banda Trincheira
19h Prêmio da melhor fantasia

SERVIÇO

O que: Bloco do Bobo sai às ruas neste sábado (18) com muita animação na Rua Sol Nascente, no Bom Parto
Quando: 18/02 sábado
Onde: às 14h - em frente ao Instituto Quintal Cultural, na rua Sol Nascente – Bom Parto

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu