Alagoas
Bloco do Bobo defende Carnaval de Maceió há 22 anos
Agremiação anima as ruas desde de 2001 com muita energia fortalecendo os festejos da cultura periférica
O tradicional cortejo carnavalesco Bloco do Bobo desfila nas ruas dos bairros Vila Brejal e Bom Parto neste sábado (18) com muita animação. A programação conta com oficinas, batucada, apresentações artísticas e concurso de melhor fantasia. A concentração acontece às 14 horas em frente ao Instituto Quintal Cultural, na Rua Sol Nascente - Bom Parto.
Com organização do Instituto Quintal Cultural, o bloco anima as ruas desde de 2001 com muita energia, frevo no pé e brincadeiras fortalecendo os festejos da cultura periférica. Seguindo a programação, vão ser ofertadas duas oficinas, uma às 9h com a oficina de bobo e boisinho de carnaval, e outra às 14h de máscaras e fantasias. A partir das 15h teremos muita batucada com Afrodendê e batuqueiros convidados. A saída com a Orquestra de Frevarte será às 16h com retorno à Rua Sol Nascente às 18h para iniciar as apresentações artísticas e a premiação de melhor fantasia.
As expectativas para a volta do Bloco são as melhores. Para Antonio Severino de Oliveira, membro fundador do Bloco do Bobo, os 2 anos parados pareciam uma eternidade e essa volta estará representando toda a sua trajetória, ainda menino, curtindo o carnaval no Bom Parto: “Foram cerca de 2 anos de pandemia que pareceram ser milhões de anos, e isso deixou a todos nós transtornados por não poder levar o amor, a paz e a alegria para o povo. É um prazer muito grande poder estar de volta com o Bobo às ruas, animação esta que nasceu comigo, Rogério Dyaz e outras pessoas ainda em nossa juventude”.
Antonio Severino tem uma longa trajetória dentro da cultura em nosso Estado. É membro fundador do Instituto Quintal Cultural e Bloco do Bobo, que promovem ações sociais para às comunidades periféricas, e fez parte das primeiras turmas do Teatro do Oprimido. E é neto da "Madrinha" benzedeira mais velha do Bom Parto e parente da Mestra Firmina Mercê de Jesus e Mestra Antônia do Espírito Santo, patrimônios culturais quilombolas de Alagoas, do Quilombo Lunga organizadoras da bicentenaria Festa do Meado de Agosto em Taquarana.
A oficina principal de confecção de bobo será ministrada por Antônio, que espera contar ainda mais com a presença da comunidade, em especial, a juventude do bairro para que essa tradição e animação perpasse por mais e mais anos. “Eu idealizei em fazer o bobo baseado no meu dia a dia ao lado de familiares no Quilombo Lunga, com minhas tias e avó utilizando de retalhos de pano, linhas e outras coisas para fazer arte. Então eu fico muito feliz em poder repassar esse aprendizado ancestral através das cores, dos significados e do sentimento de alegria.”
O Bloco do Bôbo tambem é puro registro de Memória por ter suas próprias manchinhas, frevos e músicas de maracatu e reggae de autoria de Antônio e Rogerio com arranjos de Marvin Silva e neste sabado de Ze Pereira de 2023 lança a Marchinha "Carnaval da Rua Sol Nascente" fruto de oficinas de musicalização e Carnaval com as crianças e jovens da comunidade que passaram pelo estudio de gravação do Quintal Cultural, olançamento acontece de forma virtual e durante o desfile do bloco no canal da TV Beira da Lagoa no youtube
Em 2023 a Orquestra Frevarte e Bateria do Bloco Sururu da Lama conduzida pelo Grupo AfroDendê da cidade sorriso parte alta de Maceió alem de batuqueiros convidados conduzem o Bobo e seus brincantes.
Edson Jacinto idealizador do Festival de Bois de Rua da Zona Sul é o responsavel pela oficina de Boisinho de Carnaval que acontece pela manhã no Instituto fortalecendo a cultura intensa de Bois de Rua da Zona Sul, utilizando materiais reciclados e incentivando o imaginario criativo dessas gerações na transmissão e recepção de sabares culturais perifericos e negros dessa Maceió que Queremos.
Realização Quintal Cultural e Bloco Sururu da Lama, Patrocinio Vereador Valmir, Pitú Alagoas e Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) - Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento Povos das Lagoas, coordenação Geral Keka Rabelo, Coordenação técnica Instituto IDEAL, Coletivo Noiz Q Faz, Kuka Melo Empreendimentos, Coordenação de comunicação: Projeto Bureau de Comunicação Comunitária - Agerrp-UFAL por Manuela Callou, e texto produzido pela relações públicas Pei Shung Fon. Termo de fomento n° 929345/2022 da Secretaria de Diversidade Cultural - Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.
PROGRAMAÇÃO:
09h oficina de bobo com Antônio Severino e boisinho de carnaval com Edson Jacinto
14h Concentração 14h30 Oficinas máscaras e fantasias;
15h Bateria Sururu da Lama com Afrodendê e batuqueiros convidados;
16h Saída com a Orquestra de Frevarte
18h Retorno a Rua Sol Nascente
18h10 Apresentações com artistas convidados e músicos da banda Trincheira
19h Prêmio da melhor fantasia
SERVIÇO
O que: Bloco do Bobo sai às ruas neste sábado (18) com muita animação na Rua Sol Nascente, no Bom Parto
Quando: 18/02 sábado
Onde: às 14h - em frente ao Instituto Quintal Cultural, na rua Sol Nascente – Bom Parto
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
GRAVE ACIDENTE
Tragédia na estrada: colisão entre D20 e caminhão deixa três pessoas mortas em AL
-
Ação policial
Homem é preso com 13 kg de maconha e balanças de precisão em Maceió
-
estratégias
O purgatório de Alcolumbre: bastidores de um novo grande acordo político
-
AVANÇO
Sesau capacita mais de 900 profissionais para o manejo de crises em saúde mental
-
Absurdo
Torcedor é brutalmente agredido e estuprado durante confronto entre torcidas organizadas no Recife