Alagoas
Paulo Dantas ouve reivindicações das vítimas do maior desastre ambiental do estado
Encontro contou com a presença do senador Renan Calheiros e parlamentares da bancada estadual e federal
![Paulo Dantas ouve reivindicações das vítimas do maior desastre ambiental do estado](http://img.dhost.cloud/dLVIjiVnlq18cuWZDC-vgj2BFiA=/840x520/smart/revistaturismoenegocios.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/paulo-dantas-ouve-reivindicacoes-das-vitimas-do-maior-desastre-ambiental-do-estado.jpg)
O governador Paulo Dantas recebeu, nesta segunda-feira (17), representantes dos moradores e comerciantes atingidos pelo maior desastre ambiental do estado a partir do afundamento de cinco bairros de Maceió. O senador Renan Calheiros, deputados estaduais e federais também participaram do encontro para buscar soluções que minimizem o sofrimento das vítimas. Foi entregue ao governador documentos sobre a situação das dezenas de milhares de pessoas que perderam suas moradias, empregos, empresas e patrimônio desde 2018, algo que destruiu cerca de 15 mil imóveis em consequência da exploração de sal-gema no subsolo da capital.
“Estamos aqui para tratarmos do maior desastre natural urbano do mundo. Nós tivemos prejuízos enormes aqui em Maceió e na região metropolitana, em vários aspectos. No ponto de vista psicológico, afetivo e financeiro. Tivemos recuos de uma magnitude enorme em relação ao ponto de vista econômico. Tivemos perdas significativas na ordem de R$ 3 bi em relação a nossa arrecadação de ICMS”, afirmou o governador.
“Tenham certeza absoluta e integral que nós estamos juntos e iremos unir esforços para resolver essa problemática. Com essa união em torno dessa causa nós vamos encontrar uma solução que minimize o sofrimento de todas as famílias que tiveram que deixar suas casas, seus negócios, e que a gente também encontre a solução para os municípios e para o estado”, acrescentou Paulo.
![](http://alagoas.al.gov.br/imagens/conteudos/bf9a60376f066656efce4e7336ae1d5f//17042023%20Reuniao%20Braskem%20(PF)%20-31.jpg)
PREJUÍZOS BILIONÁRIOS
De acordo com o senador Renan, é preciso que antes da anunciada venda da Braskem à Petrobras, que a indústria química e a estatal acertem a pesada dívida que foi causada pelo afundamento dos bairros em Maceió. Ele afirmou que os recursos provisionados pela empresa para as indenizações, na ordem de R$ 8 bilhões, são insuficientes para ressarcir todos os prejuízos.
“Não se pode concordar com o suposto acordo que a empresa alega. Um acordo em que as vítimas não participaram não pode ser chamado assim”, pontuou o senador. “Não podemos aceitar a tese de que foi um acidente. Acidentes são imprevistos. Aquilo foi um desastre anunciado, causado pela irresponsabilidade. O acordo que a Braskem tentou não contempla o desastre que aconteceu em Alagoas. Tenho colocado o peso do meu mandato em busca de uma solução para o estado, para Maceió e, principalmente, para as vítimas do crime da Braskem. Ela não pode sair impune disso", disse.
O senador aproveitou a oportunidade para convidar o governador para uma audiência pública no Senado, no próximo dia 4 de maio, que vai tratar sobre a questão. “Sua participação é fundamental e seu apoio é insubstituível. Nós contamos com ele para que tenhamos um desfecho rápido para essa questão. Se não resolvermos isso agora não vamos ter como resolver judicialmente”, completou Renan.
REVISÃO DO ACORDOO coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública, Ricardo Melro, que está acompanhando a situação das vítimas, quer alterações no acordo feito entre Braskem e os moradores. De acordo com o defensor, a participação do senador em conjunto ao apoio firmado pelo governo do Estado, abre uma janela de oportunidade para rever esse acordo, que deve melhorar a vida das pessoas afetadas, direta ou indiretamente.
![](http://alagoas.al.gov.br/imagens/conteudos/bf9a60376f066656efce4e7336ae1d5f//17042023%20Reuniao%20Braskem%20(PF)%20-44.jpg)
Em consonância, os deputados estaduais Ronaldo Medeiros, Alexandre Ayres e José Wanderley Neto e o deputado federal Rafael Brito pontuaram a necessidade de buscar soluções para minimizar o sofrimento das famílias afetadas pela Braskem e que o apoio do governo do Estado é de grande importância para que as vítimas venham a receber suas devidas indenizações.
A reunião foi um momento histórico para os moradores, que se viram acolhidos e finalmente vistos, como destacou um dos representantes do movimento. “É a primeira vez, em cinco anos, que consigo falar com um governador, e isso nos deixa com esperança e com a certeza que agora as coisas podem avançar no sentido de que essa situação seja resolvida”, disse Alexandre Morais.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Por segurança
Parque Municipal suspende acesso às trilhas durante período chuvoso
-
Dados da Fecomércio
Consumo das famílias sobe 0,9% em Maceió e se aproxima do desempenho nacional
-
No mês de janeiro
Incêndios em edificações crescem 52% na cidade de Maceió, alerta Corpo de Bombeiros
-
Arrastados pelas águas
Mais de 200 toneladas de resíduos são recolhidas após chuvas fortes em Maceió
-
Pacote “anti-Janja”
Oposição lança ação conjunta para investigar primeira-dama Janja da Silva