Alagoas
Uso indiscriminado de tomadas pode trazer riscos às residências
![Uso indiscriminado de tomadas pode trazer riscos às residências](http://img.dhost.cloud/BEthy8lzdKufrv8goVLPLZK0g24=/840x520/smart/revistaturismoenegocios.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/quais-sao-as-principais-causas-de-incendios-5.jpg)
Para que a energia elétrica chegue com segurança e qualidade até os alagoanos, é necessário que haja um planejamento elétrico prévio por parte dos responsáveis pelas unidades consumidoras, no momento da construção dos imóveis, nas instalações internas. E para evitar problemas futuros e situações indesejadas, durante este estudo um dos pontos levados em consideração é a quantidade de carga suportada pela rede. Quando esses padrões definidos previamente não são obedecidos, pode haver a sobrecarga na fiação, representando um risco para a população e ao fornecimento de energia.
O gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, conta que é comum com o passar dos anos, os consumidores ampliarem a quantidade de equipamentos em casa, bem como a demanda de instalações também. Entretanto, quando isso acontece, há a sobrecarga da fiação e dos disjuntores e os clientes devem solicitar junto à distribuidora de energia o aumento de carga, que pode ser de monofásica ou trifásica.
“Quando o cliente nos procura, seja ele residencial, comercial ou industrial solicitando a mudança de carga, fazemos a soma da potência de todos os equipamentos instalados naquela unidade consumidora, desde lâmpadas até eletrodomésticos. Com base nessas informações a empresa autoriza ou não a troca do padrão. Outra situação que vemos bastante, são clientes que possuem uma unidade residencial e transforma ela em um ponto comercial aumentando o número de equipamentos em uso e isso pode acarretar grandes prejuízos se não for feita a devida comunicação junto à concessionária”.
“Outro ponto que merece atenção, são as ligações provisórias. Seja em caso de reformas ou realização de eventos, a necessidade do aumento de carga também deve ser comunicada à Equatorial”, complementou o gerente.
Trazendo para o dia a dia, Carlos explica que a utilização do “T” ou “benjamins”, para a conexão de diversos aparelhos, também é um exemplo de aumento de carga irregular dentro das residências. O mais seguro é ligar os equipamentos com potências compatíveis numa tomada dimensionada para tal e utilizar o filtro de linha.
Carlos também destaca, que as ligações clandestinas e irregulares também podem ocasionar sobrecarga de energia, além de provocar curto-circuito e acidentes. “A nossa rede é planejada para atender uma determinada demanda. As ligações realizadas à revelia da concessionária não passam por um estudo de planejamento prévio, aumentando de forma indiscriminada a quantidade de carga na rede, podendo gerar um curto-circuito e causar uma situação insegura para a população”, completou.
Veja como solicitar a alteração de carga e fique atento aos prazos para execução do serviço:
A Equatorial orienta que a comunicação deve ser feita nas agências de atendimento presencial da Distribuidora, localizadas nos 102 municípios alagoanos. Ao se dirigir até um posto de atendimento, o cliente deve ter em mãos seus documentos pessoais como CPF, RG e a conta contrato da sua unidade consumidora e durante o atendimento ele irá declarar a necessidade do aumento/alteração de carga.
Ou se preferir, a solicitação também pode ser feita pelo site https://al.equatorialenergia.c... - na aba “alteração de carga/fase”.
Critérios para a solicitação:
- É de responsabilidade do cliente ter o padrão devidamente montado (conforme norma da Equatorial) em local adequado para receber seu novo medidor. Para conferir as normas técnicas basta acessar o link: https://al.equatorialenergia.com.br/informacoes-gerais/perguntas-frequentes/passo-a-passo-ligacao-nova/.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
oportunidade
Senai atenderá 10,8 mil micro, pequenas e médias indústrias em 2025
-
Em Maceió
PT deve perder comando da Secretaria de Recursos Hídricos em Alagoas
-
AÇÃO POLICIAL
Homem é preso por agredir companheira com garrafa de vidro em Maceió
-
Criminalidade
Homem é preso por agredir companheira com barra de ferro em AL
-
Tragédia
Carro colide com coqueiro e deixa um morto e uma ferida em Maceió