Alagoas
Missa solene de Corpus Christi reúne fiéis na Catedral Metropolitana
Católicos se reuniram na manhã desta quinta-feira, 08, na Catedral Metropolitana, no Centro de Maceió, para a missa solene de Corpus Christi.
Comemorada na segunda quinta-feira depois do domingo de Pentecostes, a data celebra o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Na homilia, o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, relembrou o sentido da festa.
"A tradição da Igreja faz um corte da instituição da Eucaristia e traz para hoje a celebração do Corpo e Sangue de Cristo. A quinta-feira da Semana Santa nos prepara para este dia", colocou o arcebispo.
"Quando Jesus institui a Eucaristia, usa o verbo 'ser' e diz: isto é o meu corpo. Isto é meu sangue. Estas palavras formam o mistério da presença de Cristo em nosso meio. Ele pontualiza na nossa fé, na nossa cabeça, o que cremos. Jesus não diz: esse pode ser, isso se parece. Ele afirma que foi, é e sempre será seu corpo", completou.
Dom Muniz relembrou que a Igreja reza nesta data pelo Papa Francisco que passou por uma cirurgia. A programação seguiu com adoração ao Santíssimo Sacramento das 10h30 às 16h.
A solene Procissão pelas ruas do Centro segue à Praça dos Martírios onde será celebrada a terceira missa do dia. No Santuário Eucarístico Arquidiocesano haverá uma Celebração Eucarística, às 12h.
O Setor Juventude da Arquidiocese está responsável pela confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, que será feito ruas que passará o carro com o Santíssimo Sacramento, no seguinte Itinerário: Rua 2 de dezembro, Rua Oliveira e Silva, Praça Montepio dos Artistas, Rua Barão de Penedo, Praça Marechal Deodoro, Rua Cincinato Pinto, Rua Melo Morais e Praça dos Martírios.
Restauro da Catedral - Na ocasião, foi mostrado aos presentes uma parte do restauro do altar do Santíssimo Sacramento, fazendo parte de toda a reforma da Catedral que já entregou o altar de Nossa Senhora dos Prazeres, do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora das Vitórias.
"Ainda não está totalmente pronto, mas os fiéis e os apreciadores da cultura e das artes já podem vir olhar", disse o metropolita sobre o altar de 1875.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Em Novo Lino
Suspeito de estuprar e roubar idosa de 84 anos é encontrado morto no interior de Alagoas
-
Várias vítimas
Secretario de Habitação alerta para golpe que promete cadastro para apartamentos populares
-
Economia
Preço da picanha e os desafios econômicos do Brasil: a alta dos alimentos e a percepção do consumidor
-
General está preso desde o dia 14
"Não há Indícios concretos de risco à ordem pública", alega Defesa de Braga Netto ao solicita soltura ao STF
-
FERIADO
Natal altera funcionamento de serviços em Maceió; confira o que abre e fecha