Alagoas
Reitor da Uneal toma posse como presidente da Associação Brasileira de Reitores
Nomeação evidencia a importância e relevância das universidades estaduais e municipais no cenário educacional brasileiro
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo de Morais, assumiu nesta sexta-feira (7), a presidência da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A nomeação representa não apenas um reconhecimento ao trabalho realizado por Máximo à frente da Uneal, mas também evidencia a importância e relevância das universidades estaduais e municipais no cenário educacional brasileiro.
A cerimônia de posse e transmissão de cargo, realizada na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, contou com a presença de autoridades acadêmicas, políticas, servidores e alunos da Uneal, além de representantes de diversas instituições de ensino superior de Alagoas, Tocantins, Mato Grosso, Pernambuco, Santa Catarina, Pará e Norte Fluminense (RJ).
A mesa de honra foi formada, além do reitor Odilon Máximo, pelo ex-presidente da Abruem e ex-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do O' de Lima; o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa; o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Romero; o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão; a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Katia Born; a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler; o deputado federal Paulo Fernando dos Santos – o Paulão; o diretor da Fapeal, Fábio Guedes e o ex-presidente da Fundação de Saúde de Alagoas Governador Lamenha Filho, Jurandir Boia, representando o vice-governador Ronaldo Lessa.
Com essa nova posição o reitor Odilon terá a oportunidade de contribuir ainda mais para o fortalecimento do ensino superior brasileiro. “A educação de ensino superior transforma vidas. Aqui em Alagoas trabalhamos em parceria com a Uncisal, e agora nós vamos em busca da valorização das universidades estaduais e municipais de todo o País”.
O reitor Odilon Máximo é cearense, graduado em geografia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em geografia pela Universidade Estadual do Ceará e doutor em geografia humana pela Universidade de São Paulo. Ele assume a presidência da Abruem após a saída de Francisco do O’, que encerrou seu mandato como reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA).
O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, destacou a importância de Alagoas estar sendo representada na presidência da Abruem. “É motivo de muito orgulho para o povo de Alagoas ter o representante de uma universidade aqui do estado a frente de uma associação de grande prestígio para todo o país. A Uneal tem um papel fundamental na formação do povo alagoano, assim como das pessoas que vêm de fora para estudar aqui”.
O Secretário de Estado de Ciências e Tecnologia, Sílvio Romero, lembrou que é egresso da Uneal. “Para mim é motivo de muito orgulho e alegria estar aqui hoje, porque eu passei pela Uneal, sei o que vi e sei a realidade que é hoje. E acho que isso reflete a sua posse hoje, é fruto do seu trabalho e tenho certeza que fará grandes contribuições à frente da Abruem”.
“É com muita alegria que a Uncisal sedia essa cerimônia de posse. Tenho certeza que o professor Odilon vai fazer um grande trabalho à frente da Abruem, e isso vai refletir diretamente nas nossas universidades aqui em Alagoas”, disse o reitor da Uncisal, Henrique Romero.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Rio Grande do Sul
Força-tarefa encerra buscas e confirma 10 mortes em acidente em Gramado
-
Programe-se
Confira horário de funcionamento das pistas de patinação em Maceió
-
Economia
Alta temporada em Maceió proporciona aumento na renda de trabalhadores informais e autônomos
-
Presente de Natal
Sine Alagoas tem 756 vagas de empregos de carteira assinada na semana do Natal
-
Tragédia no trânsito
Colisão entre carro e árvore na BR-316 deixa um morto e um ferido em Pilar