Alagoas

ENCHENTES

Maceió entra na lista de cidades em situação de emergência

Por Redação com assessoria 10/07/2023 09h09
Maceió entra na lista de cidades em situação de emergência

O governador Paulo Dantas (MDB) informou hoje que irá decretar estado de emergência na capital alagoana, Maceió, devido aos estragos causados pelos intensos temporais que atingiram a região nos últimos dias. Segundo o governador, a medida será assinada ainda nesta segunda-feira, dia 10.

Com essa decisão, Maceió se juntará à lista de 31 municípios que já estão sob o decreto estadual de emergência. Além disso, o governo federal já reconheceu a situação de emergência em 29 cidades de Alagoas que foram severamente afetadas pelas fortes chuvas ocorridas durante o fim de semana.

De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil Estadual, as chuvas afetaram 327 pessoas em Maceió, sendo 211 desabrigadas e 116 desalojadas. O governo estadual poderá agir rapidamente no envio de assistência financeira às prefeituras a partir desse reconhecimento. Até o momento, mais de 24 mil pessoas foram afetadas pelas inundações em todo o estado. Os recursos financeiros serão utilizados para a compra de itens essenciais, como água potável, colchões e cestas básicas, para auxiliar as famílias desalojadas e desabrigadas.

O governador Paulo Dantas anunciou também que concederá uma entrevista coletiva nesta terça-feira, dia 11, ao lado dos ministros Renan Filho (Transportes), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional). Autoridades da bancada federal, estadual e prefeituras também foram convidadas para o encontro.

Durante a entrevista coletiva, o governador deve anunciar novas medidas emergenciais de assistência e reconstrução das áreas afetadas. Além disso, a comitiva visitará os municípios para avaliar de perto a situação e oferecer suporte necessário.

Para que as cidades atingidas possam receber os recursos, é necessário apresentar um plano de ação. Técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional estão em Alagoas para auxiliar as prefeituras na elaboração desses planos.

Outro anúncio feito pelo governador foi a criação de um comitê, que contará com a participação do governo de Pernambuco, da bancada federal e dos municípios afetados. O objetivo do comitê é elaborar um plano estruturante para minimizar os efeitos das chuvas intensas e buscar soluções efetivas para essa situação.

"A ideia é montarmos um plano estruturante para encerrar ou minimizar os efeitos das chuvas mais fortes", destacou o governador Paulo Dantas.



WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu