Alagoas
Maceió entra na lista de cidades em situação de emergência
O governador Paulo Dantas (MDB) informou hoje que irá decretar estado de emergência na capital alagoana, Maceió, devido aos estragos causados pelos intensos temporais que atingiram a região nos últimos dias. Segundo o governador, a medida será assinada ainda nesta segunda-feira, dia 10.
Com essa decisão, Maceió se juntará à lista de 31 municípios que já estão sob o decreto estadual de emergência. Além disso, o governo federal já reconheceu a situação de emergência em 29 cidades de Alagoas que foram severamente afetadas pelas fortes chuvas ocorridas durante o fim de semana.
De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil Estadual, as chuvas afetaram 327 pessoas em Maceió, sendo 211 desabrigadas e 116 desalojadas. O governo estadual poderá agir rapidamente no envio de assistência financeira às prefeituras a partir desse reconhecimento. Até o momento, mais de 24 mil pessoas foram afetadas pelas inundações em todo o estado. Os recursos financeiros serão utilizados para a compra de itens essenciais, como água potável, colchões e cestas básicas, para auxiliar as famílias desalojadas e desabrigadas.
O governador Paulo Dantas anunciou também que concederá uma entrevista coletiva nesta terça-feira, dia 11, ao lado dos ministros Renan Filho (Transportes), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional). Autoridades da bancada federal, estadual e prefeituras também foram convidadas para o encontro.
Durante a entrevista coletiva, o governador deve anunciar novas medidas emergenciais de assistência e reconstrução das áreas afetadas. Além disso, a comitiva visitará os municípios para avaliar de perto a situação e oferecer suporte necessário.
Para que as cidades atingidas possam receber os recursos, é necessário apresentar um plano de ação. Técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional estão em Alagoas para auxiliar as prefeituras na elaboração desses planos.
Outro anúncio feito pelo governador foi a criação de um comitê, que contará com a participação do governo de Pernambuco, da bancada federal e dos municípios afetados. O objetivo do comitê é elaborar um plano estruturante para minimizar os efeitos das chuvas intensas e buscar soluções efetivas para essa situação.
"A ideia é montarmos um plano estruturante para encerrar ou minimizar os efeitos das chuvas mais fortes", destacou o governador Paulo Dantas.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Programe-se
Confira horário de funcionamento das pistas de patinação em Maceió
-
Economia
Alta temporada em Maceió proporciona aumento na renda de trabalhadores informais e autônomos
-
Presente de Natal
Sine Alagoas tem 756 vagas de empregos de carteira assinada na semana do Natal
-
Tragédia no trânsito
Colisão entre carro e árvore na BR-316 deixa um morto e um ferido em Pilar
-
Economia
Atenção, trabalhador: última chance para sacar o abono PIS/Pasep em 2024