Alagoas

MEIO AMBIENTE

Filhote de baleia-jubarte precisa de resgate após encalhar em Maragogi

Por Redação com assessoria 10/07/2023 11h11 - Atualizado em 10/07/2023 11h11
Filhote de baleia-jubarte precisa de resgate após encalhar em Maragogi

Banhistas gravaram um vídeo onde é possível observar as pessoas tentando levar de volta ao mar um filhote de baleia-jubarte que encalhou em uma praia no litoral alagoano na manhã desta segunda-feira. O encalhe ocorreu na cidade de Maragogi.

Uma equipe do Biota, órgão de preservação ambiental, está se deslocando até o local para prestar assistência. Segundo o órgão, o animal é da espécie Megaptera novaengliae, conhecida como Baleia-Jubarte, e o período entre julho e novembro é a época reprodutiva ao longo da costa brasileira.

Ainda não foram determinadas as causas específicas do encalhe, mas de acordo com o Biota, este é o 11º caso registrado de encalhe dessa espécie no litoral brasileiro somente em 2023. As razões para o encalhe serão investigadas pelo órgão.

O Biota alerta que, nestes casos, é importante não tocar no animal, como foi feito pelo banhista no vídeo. "Não é recomendado puxar o animal pelas nadadeiras, por exemplo. Caso o animal mexa essa nadadeira, pode causar um acidente grave com a pessoa. Além disso, puxar o animal também pode causar lesões graves, pois a cauda do animal é a continuidade da coluna vertebral", ressaltou o órgão.

Os especialistas ambientais destacam que, quando um animal encalha, é necessário que ele seja avaliado por especialistas antes de retornar ao mar. "A primeira ação a ser tomada é entrar em contato conosco, nos enviar imagens e a localização. Com base na avaliação da situação, podemos orientar a conduta das pessoas que possam prestar apoio", concluiu o órgão.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu