Alagoas
Saúde realiza ação educativa e testagem rápida para hepatites virais em Maceió
Iniciativa faz parte dos trabalhos que estão sendo realizados em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta segunda-feira (11), ações educativas voltadas para a prevenção de hepatites e a oferta de testes rápidos na sede da Justiça Federal de Alagoas, na Serraria. A atividade faz parte dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em alusão à campanha nacional Julho Amarelo - mês de luta contra as hepatites virais.
Ao longo do mês, diversas ações estão sendo realizadas pelos profissionais da Saúde de Maceió com o objetivo de intensificar o combate às hepatites B e C, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças.
A técnica da coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Teresa Carvalho, falou sobre os trabalhos que vêm sendo realizados.
"Na campanha Julho Amarelo todas as unidades de saúde intensificam as ações educativas voltadas para a prevenção de hepatites e a oferta de testes rápidos. O programa IST HIV/Aids e Hepatites Virais também atende demandas de instituições e empresas para realizar ações educativas e de testagem para seus colaboradores, a exemplo da Justiça Federal, onde o setor de saúde mobilizou os servidores para adesão à campanha”, explicou.
Andreia Souto, supervisora da Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas, falou sobre a realização do trabalho no órgão.
“O combate começa pela conscientização sobre a doença e importância de prevenção do contágio e vacinação. A SMS de Maceió proporcionou cooperação técnica para testagem de hepatites B, C e sífilis e HIV aos servidores desta seção judiciária pelo segundo ano consecutivo, contribuindo com a meta de erradicar as hepatites B e C até 2030”, relatou.
De acordo com a técnica Teresa Carvalho, quando os usuários são testados positivos recebem orientações para procurar a assistência especializada no PAM Salgadinho, Hospital Universitário ou Hospital Helvio Auto ou atendimento da rede privada caso a pessoa tenha acesso.
"A assistência farmacêutica prestada aos pacientes com hepatites virais B, C e coinfecções passarão a ser realizadas nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM’s), presentes nos três Serviços de Assistência Especializada (SAE’s) localizados na capital", informou.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Incertezas fiscais
Reação negativa ao pacote de gastos faz Dólar disparar e Bolsa cair
-
Economia
Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
-
Rio Grande do Sul
Força-tarefa encerra buscas e confirma 10 mortes em acidente em Gramado
-
Programe-se
Confira horário de funcionamento das pistas de patinação em Maceió
-
Economia
Alta temporada em Maceió proporciona aumento na renda de trabalhadores informais e autônomos