Alagoas
Educação abre inscrições para formação gratuita em gestão escolar
Certificação é obrigatória para interessados em coordenar unidades da rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu inscrições destinadas a todos os professores da rede estadual, efetivo ou contratado, que desejem assumir a função de gestor escolar. O intuito é promover uma gestão cada vez mais democrática e participativa para a Formação Inicial em Gestão Escolar (Formage). Gratuita, a inscrição pode ser feita entre 25 de setembro e 1º de outubro, somente pelo site https://sigepro.educacao.al.gov.br.
De acordo com a gerente de Acompanhamento e Assistência à Gestão Escolar, Cristiane Souza, a formação atende à Lei nº 8.748, de 28 de setembro de 2022, que dispõe sobre regras de escolha para designação de gestor e gestor-adjunto de unidade de ensino da rede pública estadual.
“A formação compõe a primeira etapa do processo de escolha de gestores escolares. O processo de gestão democrática segue fortalecido com a oferta de uma formação inicial aos profissionais que buscam atuar como gestores, já que amplia seus conhecimentos sobre as dimensões político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira e pessoal-relacional”, explica.
O curso é dividido em quatro etapas - inscrição on-line, curso Formage; entrega de documentação e certificação – e integra o processo de certificação obrigatória para o cargo de gestor em qualquer unidade escolar da rede estadual, permitindo também a composição de um banco de gestores para os próximos anos.
A formação terá carga horária de 80h e ocorrerá no formato EAD, de 09 de outubro a 30 de novembro. Dividida em quatro módulos, ela terá uma abordagem direcionada à realidade educacional de Alagoas.
Para aprovação na Formage, os inscritos devem obter frequência mínima de 75% em cada módulo, além de aprovação igual ou superior a 80%. O cursista aprovado deverá entregar cópia da documentação relacionada na Gerência Especial de Educação (GEE) de sua lotação, podendo solicitar a referida certificação até janeiro de 2027. Esta, por sua vez, terá validade de quatro anos, o que equivale a dois mandatos à frente da escola.
Todo o processo da certificação está disposto no Edital/Seduc nº 024/2023, publicado no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (19) e disponível no endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/avisos/3332-processo-de-certificacao-para-banco-de-dados-de-gestores-de-unidades-de-ensino.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Em Palmeira dos Índios
Ministério Público denuncia sargento suspeito de matar feirante no interior de Alagoas
-
124 instituições de ensino
Sisu 2025: abertas as consultas às vagas de graduação em instituições públicas
-
Vistoria
Defesa Civil realiza inspeção em hotel que pegou fogo no bairro Pajuçara, em Maceió
-
OPORTUNIDADE
Escritório de projetos da ONU abre processo afirmativo para vagas de estágio em Maceió
-
VATICANO
Papa sofre contusão no antebraço direito devido a uma queda