Alagoas
Ministra Dora Maria da Costa encerra correição realizada no TRT-19
Durante a sessão de leitura da Ata, a corregedora-geral da Justiça do Trabalho elencou as recomendações e os pontos positivos do Regional Trabalhista
Foi realizada, na manhã desta sexta-feira (6/10), a sessão de encerramento da correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL). Os trabalhos correcionais tiveram início na última segunda-feira (2/10) e foram conduzidos pela ministra corredora-geral da Justiça do Trabalho, Dora Maria da Costa. Na ocasião, ela observou a importância da correição para o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais.
A ministra também elogiou o comparecimento expressivo de magistrados, servidores e advogados que acompanharam a leitura da ata e salientou que a conciliação continua sendo o melhor caminho para a solução rápida dos conflitos trabalhistas.
“O olhar de quem está de fora do órgão geralmente permite a identificação mais célere do problema e serve para auxiliar nos procedimentos de solução. De um modo geral, este Tribunal está muito bem”, avaliou.
O presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira, enalteceu o trabalho realizado pela equipe da Corregedoria-Geral e ponderou que o Regional Trabalhista de Alagoas está muito além das recomendações e dos elogios elencados na ata. “Nosso maior patrimônio perante a sociedade é a credibilidade”, considerou.
Recomendações - Entre as recomendações feitas pela ministra, destacam-se a criação de uma ferramenta que permita ao Tribunal aferir melhor a frequência dos servidores, inclusive a verificação do percentual máximo dos que estão em teletrabalho; o aprimoramento das questões direcionadas à melhor gestão na matéria de precatórios; a correção de distorções estatísticas em relação às requisições de pequeno valor estaduais e municipais, processadas nas Varas do Trabalho; o aperfeiçoamento das pesquisas de identificação dos beneficiários de créditos por meio do Projeto Garimpo e o aumento da efetividade dos valores liberados; a promoção, pela Ejud, de capacitação anual sobre precatório e RPVs para juízes e servidores lotados na Secretaria de Precatórios e nas unidades judiciárias.
Destaques - Entre os elogios, destaque para a admissibilidade do Recurso de Revista. De acordo com o relatório, o TRT19, além de ter cumprido a recomendação decorrente da correição ordinária anterior, figura agora como um dos menores acervos de recursos pendentes de análise no país. Também foi alvo de elogio a atuação nas ações de fomento às atividades de conciliação, que culminaram em percentuais conciliatórios expressivos. Ainda segundo as análises constantes na ata, a 1ª instância do TRT19 vem demonstrando um desempenho satisfatório na fase de conhecimento.
Também estiveram presentes os desembargadores João Leite de Arruda Alencar, vice-presidente do TRT-19; Antônio Catão; Vanda Lustosa, ouvidora; Eliane Arôxa, Laerte Neves de Souza; os juízes Carolina Bertrand, convocada para o Pleno; Flávio Luiz da Costa, vice-presidente da Amatra XIX e coordenador pedagógico da Ejud 19; Nilton Beltrão, coordenador das execuções e responsável pela gestão de precatórios do TRT-19; Alan Esteves, titular da 7ª VT de Maceió, Luiz Carlos Coutinho, da VT de São Luiz do Quitunde, os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral do TST, Rafael Palumbo e Carlos Abner de Oliveira Rodrigues; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, Rafael Gazzanéo; e a procuradora do Estado de Alagoas, Marialba Braga, que representou a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas.
Memorial - Antes da sessão de leitura da ata, a ministra e sua equipe visitaram o Memorial Pontes de Miranda – espaço museológico de preservação documental e de memória da Justiça do Trabalho em Alagoas, localizado no 2º andar do Fórum Pontes de Miranda, sede do Tribunal.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ECONOMIA
Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025
-
POLÍCIA
Atentado a tiros deixa três feridos na orla de pajuçara, em Maceió
-
APROVEITE
Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18)
-
EDUCAÇÃO
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
-
ECONOMIA
Como reforma tributária afetará preços dos alimentos