Alagoas

SAÚDE

Hemoal promove I Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária

Evento ocorre nesta terça-feira (10) das 8h às 17h, no auditório do órgão, situado no bairro Cidade Universitária, em Maceió

Por Redação 10/10/2023 11h11
Hemoal promove I Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta terça-feira (10), das 8h às 17h, o I Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária. O evento, que vai ocorrer no auditório do órgão, situado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, é destinado aos técnicos que atuam nos serviços de hemoterapia alagoanos.

Durante o Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária, cuja realização tem a parceria da Vigilância Sanitária de Maceió, os participantes terão a oportunidade de conhecer as diretrizes que regem a Política do Sangue no Brasil. Ainda durante o evento, serão apresentadas as normatizações exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que os serviços de hemoterapia devem seguir para assegurar a qualidade do processo transfusional.

"Todos os serviços de hemoterapia atuam em consonância com as normas técnicas que a Coordenação Nacional da Política do Sangue preconiza e que estão descritas em portarias. Essas portarias, por sua vez, são baseadas nas resoluções colegiadas que a Anvisa publica e que as Agências Transfusionais devem implementar para que o sangue transfundido atenda a legislação, a qual é cobrada e fiscalizada periodicamente pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais. Por isso, a relevância deste evento", ressaltou a diretora do Hemoal, hematologista Verônica Guedes.

Programação

O I Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária será iniciado com a apresentação da Hemorrede e, na sequência, haverá uma palestra sobre o trabalho de Inspeção Sanitária em Serviços de Hemoterapia. Após uma pausa para o almoço, que deve durar uma hora, será apresentado o Funcionograma de uma Agência Transfusional e, em seguida, os participantes irão conferir uma palestra sobre o Processo de Avaliação e Monitoramento e Sistemática de Registro da Produção Hemoterápica (Hemoprod).

Na última parte do I Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária, os técnicos que atuam nos serviços de hemoterapia alagoanos vão ser orientados sobre a necessidade de criar um Comitê Transfusional, bem como, a relevância de realizar a Hemovigilância, no sentido de identificar possíveis eventos adversos. Sobre o processo de Hemovigilância, inclusive, os participantes serão orientados a registrar esses casos no Notivisa, sistema informatizado, desenvolvido pela Anvisa, para receber notificações de incidentes e queixas técnicas relacionadas ao uso de produtos e de serviços de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância do I Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária, no sentido de qualificar o processo que envolve as transfusões sanguíneas das unidades de saúde. "Como médico ortopedista, que lida diariamente com o processo transfusional durante as cirurgias ortopédicas, ressalto que este evento é de fundamental importância para todos os técnicos que integram os serviços de hemoterapia alagoanos, uma vez que eles têm a responsabilidade de assegurar que o sangue captado pelo Hemoal seja transfundido em consonância com as normas técnicas estabelecidas pela Anvisa", destacou o gestor da saúde estadual.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu